Fapeam lança edital para pesquisas aplicadas ao Censipan


Atender a uma demanda crescente de informações relacionadas à dinâmica de funcionamento da floresta amazônica, que possam contribuir para a formulação de políticas públicas em âmbito local, regional, nacional e internacional. Esse é um dos objetivos do Programa de Capacitação Científica e Tecnológica para o Desenvolvimento de Estudos e Projetos Aplicados ao Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM).

 

O lançamento oficial do Edital aconteceu na quarta-feira à tarde, fruto de um convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Denominado PROSIPAM, o Edital disponibilizará aproximadamente R$ 2,2 milhões, por meio de bolsas de estudos, para pesquisas científicas em seis áreas temáticas: Meteorologia – Proteção Ambiental; Meio Ambiente; Tecnologia da Informação – Banco de Dados; Tecnologia da Informação – Telecomunicações; Sensoriamento Remoto; Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográficas.

 

Para o diretor da Fapeam, Odenildo Teixeira Sena, um aspecto relevante do Programa é que ele permitirá a vinda de doutores e mestres de outros institutos e centros de ensino e pesquisa do país para a região amazônica. Ele disse que a intenção é, eventualmente, incentivar a fixação dessas pessoas na Amazônia. Sena também destacou que o CENSIPAM realize atividades para além de suas competências tradicionais, por exemplo, a pesquisa. Dessa forma, contribuindo com a geração de conhecimento sobre e na Amazônia.

 

“O programa vem sendo discutido desde 2004 e, agora, está sendo concretizado por meio do Edital. Os pesquisadores que vão concorrer aos grupos de pesquisa e, caso aprovados, também poderão concorrer a outros editais em nome do PROSIPAM na captação de recursos externos. Além de mestres e doutores, queremos envolver bolsistas de iniciação científica, incentivando-os na carreira acadêmica”, explicou.

 

Segundo Sena, os recursos disponibilizados pelo Governo Federal demonstram a competência da Fapeam em administrar seu orçamento. “Todo o investimento feito é para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado”, afirmou. O mesmo pensamento é compartilhado pelo diretor-geral do CENSIPAM, Marcelo de Carvalho Lopes. Ele disse que todos os projetos estão alinhados às áreas de atuação do órgão. “As linhas de pesquisa permitirão ao CENSIPAM um ganho operacional e, aos pesquisadores, utilizar toda a tecnologia disponível no Sipam”, ressaltou.

Para o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas, José Aldemir de Oliveira, o convênio é importante porque estabelece uma parceria entre o Governo Federal e o Governo do Amazonas, numa área estratégica para geração de conhecimento.  Estabelecemos um plano de bolsas específicas, visando atrair profissionais dessa área que é uma área de ponta, ainda nova. Nosso objetivo é trazer doutores, mestres e profissionais especializados”, disse o secretário.

 

Programa PROSIPAM – Os pesquisadores interessados em concorrer ao Edital precisam apresentar projetos, exclusivamente, com temas regionais, dos quais serão selecionadas seis propostas. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de março e os trabalhos terão início a partir de 1º de junho, com duração de dois anos. O edital com todas as informações está disponível para consulta no site da Fapeam: www.fapeam.am.gov.br.

 

Luís Mansuêto – Agência Fapeam

Foto: Kédima Taumaturgo

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *