Fapeam lança novo edital do PCE para escolas municipais
Com inscrições abertas nesta terça-feira (02/03), o edital prevê inicialmente o apoio a 50 projetos desenvolvidos em parceira com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed).
Segundo o diretor-presidente da Fundação, Odenildo Sena, o programa desperta a vocação científica e incentiva talentos entre os estudantes, contribuindo assim para formação acadêmica.
“Facilitando o acesso a informações científicas e tecnológicas aos diferentes atores participantes dos projetos, estamos contribuindo para a formação tanto dos estudantes quanto dos professores”, salientou.
As propostas aprovadas serão financiadas com recursos de custeio, capital, bolsas no valor global de R$ 750 mil, sendo aproximadamente R$ 4,8 mil destinado a auxílio-pesquisa por projeto.
Para participar, o professor precisa preencher alguns requisitos para se habilitar às propostas: ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente, ter o título de graduação e lecionar por no mínimo 20h em escola da rede municipal para alunos a partir do sexto ano ou de jovens e adultos no período de vigência do projeto, além de outras previstas no edital.
Cada projeto poderá ter além do professor, um bolsista de Apoio Técnico Nível A e cinco bolsistas de Iniciação Científica (IC) Júnior. Os aprovados iniciarão as atividades a partir de junho de 2010 e vão ter duração de seis meses.
De acordo com Sena, o ideal é contemplar tanto as escolas da capital quanto as do interior do Estado. “Estamos muito felizes com a retomada da parceria com a Semed, pois isso representa mais professores e jovens envolvidos com ciência. Estamos formando os futuros doutores do Amazonas”, disse.
Cronograma
Camila Cavalcante – Agência Fapeam