Fapeam lança publicações na 61ª Reunião da SBPC
O estande da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), instalado na Expo T&C da 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), vai ser palco de quatro importantes lançamentos de obras científicas de pesquisadores do Amazonas.
Nesta terça-feira, 14/7, às 16h, serão apresentadas ao púlico as novas publicações que tiveram apoio da Fundação: o livro “Sociedade e Cultura na Amazônia. Notas sobre o trabalho multidisciplinar na pesquisa e na pós-graduação (1998-2006)”, de Nelson Matos de Noronha; a cartilha “Extração tradicional de óleo de andiroba”, de Isolde Ferraz e Andreza P. Mendonça; a cartilha “Transferêcia de conhecimento” e o livro “Programa Nacional de Iniciação Cientíica PIBIC Jr: Uma visão para o futuro”, de Claudete Catanhede.
Sobre as obras
O livro “Sociedade e Cultura na Amazôia. Notas sobre o trabalho multidisciplinar na pesquisa e na pós-graduação (1988-2006)” resume uma série de observações feitas pelo professor e doutor Nelson Matos de Noronha sobre o Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (PPGSCA/Ufam).
Como o prório autor sugere no início do livro, são notas escritas sem obedecer a uma ordem cronológica, considerações feitas a respeito do curso, da evolução das pesquisas executadas e produções intelectuais do PPGSA/Ufam baseadas em sua experiêcia e participação. Noronha participou do PPGSA/Ufam primeiro como vice-coordenador e depois esteve à frente do Programa como coordenador, no período de 2004 a 2006.
Outra publicação a ser lançada nesta terça-feira (14/7), a cartilha “Extração tradicional do óleo de andiroba”, consiste em um livreto de 24 páginas de autoria das pesquisadoras Isolde Ferraz e Andreza Mendonça. Retrata numa linguagem simples e didática as técnicas de extração tradicional do óleo de andiroba (Carapaguianenses Aubl.).
O trabalho, produzido a partir de análise de métodos levantados nos municípios de Anamã, Manacapuru e Silves, na região do Solimões e Médio Amazonas, aborda desde a identificação das sementes até o acondicionamento do óleo. Além disso, fotografias ilustram as páginas do livreto editado em versão bilíngue (Tikuna/Português), assegurando dessa forma a transmissão do conhecimento sobre a extração tradicional do óleo de andiroba nas comunidades indígenas, sobretudo para as comunidades do Alto Solimões, onde a etnia Tikuna prevalece e conserva a língua.
As obras da pesquisadora Claudete Catanhede do Nascimento, “Transferência de Conhecimento” e “Programa Nacional de Iniciação Científica Júnior – Pibic Jr.: uma visão para o futuro”, têm o Pibic Jr. como pauta principal.
Na cartilha “Transferêcia de conhecimento”, a autora descreve em suas 27 páginas todos os passos necessários para que um estudante possa fazer parte do Programa. Os objetivos do PIBIC Jr., as disciplinas necessárias e o processo de seleção são retratados e ilustrados pela pesquisadora de forma prática e didática como forma de atrair ainda mais o interesse dos jovens para o campo da pesquisa.
No livro “Programa Nacional de Iniciação Científica Pibic Jr.: uma visão para o futuro”, Catanhede teve a iniciativa de reunir, nas 72 páginas, todas as nove pesquisas realizadas ao longo das cinco edições do Pibic Jr.. O Programa contou com a participação de mais de 35 alunos de escolas públicas de vários bairros e zonas da cidade. Na obra, a autora destaca a participação efetiva dos estudantes das unidades de ensino na zona leste de Manaus.
SERVIÇO
O quê: Lançamentos de livros e cartilhas com apoio da Fapeam, às 16h.
Livro “Sociedade e Cultura na Amazônia. Notas sobre o trabalho multidisciplinar na pesquisa e na pós-graduação (1998-2006)”, de Nelson Matos de Noronha;
Cartilha “Extrato tradicional de óleo de andiroba”, Isolde Ferraz e Andreza P. Mendonça;
Cartilha “Transferêcia de conhecimento” e livro “Programa Nacional de Iniciação Cientíca Pibic Jr: Uma visão para o futuro”, Claudete Catanhed.
Quando: 14/07/2009 (terça-feira), às 16h.
Onde: SBPC, Estande da Fapeam, na Expo T&C 2009, campus da Ufam.
Endereço: Avenida General Rodrigo Octávio Ramos, 3000. Campus Universitário – Campus Norte- Bairro: Coroado I.
Cristiane Barbosa – Agência Fapeam