Fapeam participa da abertura da 6ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia, no Inpa
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) participou, nesta quinta-feira (25/11), da mesa de abertura da 6ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia (Amoci). O evento realizado no auditório da Ciência, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), tem como objetivo debater bioeconomia, ecoinovação, propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo.
Durante a abertura do evento, a coordenadora do Arranjo Amoci, Noélia Falcão, destacou o trabalho do Arranjo NIT da Amazônia Ocidental – Arranjo Amoci, que atualmente é composto por 21 instituições dos estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia, unidades de pesquisa Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), instituições de ensino e pesquisa, fundações e centros de incubação entre outras entidades.
Na ocasião, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, ressaltou a relevância do evento para a região e para o cenário científico nacional e internacional, pois a conferência representa um espaço fundamental para o debate de temas que ultrapassam os limites geográficos da Amazônia.
“Este é um evento especial que reafirma que a ciência é a grande mola propulsora das transformações societárias, produtivas e culturais. Ela é a condição para o desenvolvimento sustentável de um Estado, de um país, e tem um papel estratégico como ferramenta para enfrentar os desafios complexos da região amazônica, preservando sua biodiversidade e promovendo o bem-estar das populações locais”, comentou.
Ela também enfatizou que o Amazonas vem se destacando nos últimos sete anos pelos investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), o que coloca o estado em uma posição de destaque no cenário nacional.
“Isso coloca o Estado em um patamar diferenciado, por ter uma política pública forte e consolidada. Na área de empreendedorismo tecnológico, são quase R$ 50 milhões investidos ao longo desses anos e isso abre inúmeras possibilidades para pesquisadores, para empreendedores, mas também para investidores. Fazer o investimento na pesquisa tecnológica apresenta uma série de desdobramentos que são resultados oriundos desse investimento”, disse Márcia Perales.
Da abertura também participaram o diretor do Inpa, Henrique Pereira; o coordenador de Planejamento e Acompanhamento do Museu Paraense Emílio Goeldi, Amílcar Carvalho Mendes; a representante da Associação Polo Digital de Manaus (APDM), Vânia Thaumaturgo; da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), Maria do Carmo; do Instituto Mamirauá, Emiliano Ramalho; o secretário executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. (Sedecti), Jeibi Medeiros da Costa, além dos membros do MCTI: a subsecretaria de Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do MCTI, Isa Assef dos Santo; o coordenador-geral de Programas e Projetos para Amazônia, Eliomar Mota da Cunha; e a coordenadora de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, Denise de Almeida Pereira.
No decorrer do evento, que segue até sexta-feira (26/09), ocorrerão palestras, mesas-redondas, workshops, talks e apresentações de pitchs.
A programação inclui, além de espaços voltados para cadeias produtivas amazônicas, debates de negócios de impacto, ecossistemas de inovação e expectativas para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém, no Pará.
Arranjo Amoci
O Arranjo de NITs (Núcleo de Inovação NIT da Amazônia Ocidental) da Amazônia Ocidental (Arranjo Amoci), sediado no Inpa, promove a interação e expertises para atender as necessidades de capacitação, disseminação e inovação para as ICTs da Amazônia Ocidental, operando em rede colaborativa, com a finalidade de otimizar e compartilhar recursos, disseminar boas práticas de gestão da inovação, proteção à propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo.
Por: Ana Kelly Franco/Decon Fapeam
Foto: Ayrton Lopes/Decon Fapeam