Fapeam participa da comemoração aos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia, da Fiocruz


Em comemoração aos 10 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVida), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) participou, nesta quarta-feira (1°/10), às 9h, da mesa de abertura do evento que aconteceu no Salão Canoas do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), localizado na Rua Terezina, Adrianópolis, Zona Centro-Sul da capital.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVida), da Fiocruz Amazônia, celebra 10 anos e a formação de 126 mestres. O evento comemorativo aconteceu nesta quarta-feira, 1º. de outubro, no Salão Canoas, localizado na Rua Terezina, Adrianópolis, Zona Centro-Sul da capital.

Na oportunidade, o diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Hedinaldo Narciso Lima, reforçou a relevância da contribuição do PPGVida para a formação de recursos humanos qualificados na região da Amazônia e destacou sobre a importância do compromisso do Governo do Amazonas no investimento à linha de ação de “Fomento à Formação Sustentável de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação”.

10 anos do PPGVIDA do ILMDFiocruz Amazônia - Foto - Kevin Moraes - 42

“A Fapeam investe fortemente na formação de recursos humanos qualificados e esses 10 anos do PPGVida são motivo de muito orgulho. Esses mestres formados pelo programa estão diretamente envolvidos na melhoria da condição de vida da população em diversas áreas, como na saúde, nas ciências agrárias, nas ciências urbanas e assim sucessivamente”, completou.

A Fundação é responsável por conceder bolsas de mestrado através do Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad), fundamental para a realização dos trabalhos de campo, para a participação em eventos científicos e para a apresentação dos trabalhos de pesquisa dos discentes, por exemplo.

10 anos do PPGVIDA do ILMDFiocruz Amazônia - Foto - Kevin Moraes - 2A coordenadora do PPGVIDA, Ani Beatriz Jackisch Matsuura, afirmou que esse é um momento de celebrar e reconhecer que muito trabalho foi feito e por muitas pessoas, e também comemorou a titulação de 126 mestres em Saúde Pública nesses 10 anos de história.

“O PPGVida tem sua identidade bem estabelecida com as suas duas linhas de pesquisa bem delineadas, mas continuamos a nos transformar, a acompanhar o tempo e a atuar conforme as necessidades da sociedade. O exemplo mais recente foi no período da pandemia de Covid, onde não paramos, mas sim nos adaptamos”, declarou.

A diretora do ILMD/Fiocruz Amazônia, Stefanie Costa Pinto Lopes, comemorou os 10 anos do primeiro programa de títulos da Fiocruz Amazônia. “O PPGVida traçou e abriu caminhos para muitas iniciativas, mais do que se podia almejar e consolidar. Não se pode mensurar o impacto social da formação desses 126 mestres. Não se sabe o tamanho e a dimensão do impacto que eles estão trazendo para a saúde pública da região”, reiterou.

10 anos do PPGVIDA do ILMDFiocruz Amazônia - Foto - Kevin Moraes - 72

O representante discente do PPGVida, Caio César Bonates, celebrou a importância das pesquisas realizadas no Programa que não apenas descrevem realidades, mas também buscam transformá-las, dialogando com os serviços, com as comunidades, com os povos tradicionais e com os diferentes atores sociais.

“O Programa, ao longo dessa década, consolidou-se como um espaço singular de produção científica e reflexão crítica sobre os modos de viver e adoecer na Amazônia, um território marcado por desigualdades, distâncias e condições de vulnerabilidades históricas, mas também com resistência e saberes e riquezas socioculturais”, reiterou.

Participaram também da mesa de abertura: o coordenador de Saúde Coletiva da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Bernardo Horta; o vice-diretor de Educação, Informação e Comunicação, Cláudio de Oliveira Peixoto; a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Enirtes Caetano.

Sobre o PPGVIDA

O evento segue até quinta-feira (02/10) com palestras e debates sobre o programa, que tem como objetivo capacitar profissionais para desenvolver modelos analíticos capazes de subsidiar pesquisas em saúde, apoiar o planejamento, execução e gerenciamento de serviços e ações de controle e o monitoramento de doenças e agravos de interesse coletivo e do Sistema Único de Saúde na Amazônia. As inscrições para a turma 2026 do PPGVida estão abertas e seguem até o dia 18 de outubro.

 

Por: Diovana Rodrigues (Decon/Fapeam)
Fotos: Kevin Moraes (Decon/Fapeam)

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • CAIXA DE SUGESTÕES FAPEAM

    qrcode_baner_decon_ouvidoria

  • Dados Abertos Fapeam

    banner_lateral

  • tela-inicial-site

  • pos_graduação_stricto_sensu_banner-lateral-site

  • banner-site--revista(1)

  • BANNER-SITE-PROTOCOLO-e1656689607339

  • Acesso à Informação

  • Sem título

  • banner-pesquisa-de-satisfacao (1)

  • falaBr-New