Fapeam participa da homenagem aos 30 anos do Bosque da Ciência no Inpa


O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) participou, nesta terça-feira (1º/4), da cerimônia de celebração dos 30 anos do Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). O evento foi realizado no auditório da Ciência, no bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus.

A mesa de abertura contou com a presença da diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, representando o Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, do secretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima), Fransuá Matos, do diretor do Inpa, Henrique dos Santos Pereira, e do secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Sérgio Cruz, representando a ministra Luciana Santos.

Fapeam evento 30 anos do Bosque da Ciência Foto Ayrton Lopes Fapeam

A diretora-presidente da Fapeam destacou a importância do Bosque da Ciência para a difusão e popularização da ciência, como um local de referência, que retrata parte significativa da biodiversidade amazônica, extrapolando os limites estaduais e regionais.

“É um espaço de educação ambiental, de lazer, de contribuição emocional para a nossa saúde, para a saúde daqueles que têm a oportunidade de ter esse contato com a natureza, mas também é um laboratório científico, onde se divulga e se estuda parte da nossa sociobiodiversidade”, ressaltou.

No decorrer da cerimônia, o diretor do Inpa enfatizou a relevância do Bosque da Ciência como um legado para a educação ambiental e para a preservação da Amazônia.

“Trinta anos depois, o Bosque da Ciência se renova e continua fiel à sua missão de ser um espaço de imersão na natureza, de divulgação científica e de educação ambiental. São impactos que transcendem o muro do Inpa, alcançando milhares de pessoas que, ao longo dessas décadas aqui, encontraram inspiração para valorizar e preservar a Amazônia. Agradeço a todos os pesquisadores, pesquisadores, servidores, servidores, parceiros e a comunidade que contribuíram para essa história de sucesso”, comentou.

Na ocasião, o diretor do Inpa destacou também a importância da Fapeam, parabenizando-a pelo quinto ano consecutivo em que o Amazonas se destaca como o estado que mais investe em bolsas de estudo para a formação de mestres e doutores, com recursos do tesouro estadual.

“Os nossos 12 programas de pós-graduação do Inpa se beneficiam desses grandes investimentos que o Governo do Amazonas faz com a oferta das bolsas de mestrado e doutorado. Não sei se é do conhecimento de todos, mas a nossa fundação é um modelo para as demais fundações no país. Eu digo isso com muito orgulho”, finalizou.

Fapeam evento 30 anos do Bosque da Ciência Foto Ayrton Lopes Fapeam (1)

Bosque da Ciência

O Bosque da Ciência foi inaugurado em 1º de abril de 1995, é um espaço dedicado à divulgação cientifica, educação e lazer. Em três décadas de existência já recebeu mais de 2 milhões de visitantes. O bosque abriga uma vegetação florestal e animais da fauna amazônica em uma área de aproximadamente 13 hectares.

Por: Ana Kelly Franco/Decon Fapeam
Foto: Ayrton Lopes/Decon Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *