Fapeam participa da mesa de abertura do Workshop “Transformando Conhecimento em Inovação Tecnológica para a Pan-Amazônia – AmIT”, no Inpa


Foto: Ayton Lopes/Fapeam

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) participou, nesta quinta-feira (28/11), da mesa de abertura do Workshop “Transformando Conhecimento em Inovação Tecnológica para a Pan-Amazônia – AmIT”. O evento realizado no auditório da Ciência, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), tem como objetivo debater a inovação tecnológica como motor de desenvolvimento sustentável, o fortalecimento das cadeias produtivas locais, produtos da biodiversidade amazônica e as estratégias de criação e atuação  do Instituto de Tecnologia da Amazônia (AmIT).

A mesa de abertura do workshop contou com a presença da diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, André Fernando Baniwa, professor e escritor do Mato Grosso, Luiza Magalli Pinto Henriques e Adalberto Val do Inpa, Carlos Nobre e Ricardo Galvão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Renato Janine, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Durante o evento, o Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, foi representado por Serafim Corrêa, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). O secretário Executivo da Sedecti, Jeibi Medeiros da Costa, também esteve presente no evento.

Workshop

O workshop aprofundará, em dois dias de evento, a viabilidade para criação do Instituto de Tecnologia da Amazônia (AmIT), a partir do diálogo para definir estratégias de atuação. No decorrer do evento, que segue até sexta-feira (29/11), ocorrerão mesas-redondas com propostas de operacionalização e sustentabilidade dessa organização.
Para a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales o progresso está diretamente ligado à capacidade de inovar e explorar novas possibilidades na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), por isso é importante ações como o workshop e a criação do Instituto.

“Considerando a importância da área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para o nosso desenvolvimento, iniciativas importantes estão sendo tomadas, como esse Workshop em direção ao AmIT, que deverá ser referência internacional. Há vários passos para serem dados e a contribuição de todos nós é fundamental para de fato ser uma construção coletiva”, comentou.

AmIT

O AmIT nasce para criar soluções locais para os desafios socioambientais da região, oferecendo um espaço para a co-criação tecnológica entre diferentes saberes, visões de mundo e culturas, tecendo inovação de forma colaborativa, participativa e justa.

A estratégia do AmIT na Pan-Amazônia é cooperativa em parcerias temáticas e redes que envolvam atores estratégicos locais, regionais, e internacionais, como instituições de pesquisa, universidades, comunidades tradicionais organizações da sociedade civil, empresas e governos, sempre com o objetivo comum de impulsionar desenvolvimento econômico e preservação da biodiversidade da Amazônia.

Por: Ana Kelly Franco/Decon Fapeam
Foto: Ayrton Lopes

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *