Fapeam participa do 70° Fórum Nacional do Confap & Consecti, em Goiânia (GO)
Para fortalecer a articulação institucional entre os sistemas estaduais e federais de fomento à pesquisa e à inovação e promover a integração das agendas estratégicas entre representantes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), Secretarias de CT&I e seus parceiros e debater os principais desafios e perspectivas para o avanço da ciência, tecnologia e inovação no Brasil, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) participa do 70º Fórum Nacional Consecti & Confap.
O evento, organizado pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que iniciou na quarta-feira (3/12) e segue até sexta-feira (5/12), ocorre na cidade de Goiânia, em Goiás.
Durante a solenidade de abertura oficial do evento, realizada na manhã desta quinta-feira (4/12) no Auditório Mauro Borges, que contou com a presença de autoridades estaduais e federais, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou que os Fóruns do Confap são estratégicos e um espaço de articulação política e técnica fundamental para o fortalecimento do sistema nacional de fomento à pesquisa.
“Nesses encontros são discutidas estratégias integradas para que as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa atuem de maneira colaborativa, equilibrada e inovadora. Por isso, os Fóruns são espaços para o diálogo com agências de fomento nacionais e internacionais e oportunidades para ampliar o impacto da ciência, tecnologia e inovação no Brasil, em especial no Amazonas, visando consolidar parcerias e avançar em iniciativas que promovam o desenvolvimento científico alinhado às demandas do nosso Estado”, disse Márcia Perales.
O presidente do Confap, Márcio de Araújo Pereira, ressaltou que, por conhecerem de perto seus desafios e prioridades, estados, secretarias e Fundações de Amparo à Pesquisa formam uma rede essencial para colocar políticas públicas e ações prioritárias de cada estado em prática.
“Todo esse debate realizado hoje e o lançamento, que será feito juntamente com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), demonstram que a capilaridade das FAPs possibilita que a ciência esteja em todos os lugares, para todas as pessoas de forma mais rápida, de forma mais célebre e atingindo objetivos e com resultados que o Brasil precisa”, disse o presidente em seu discurso de abertura.
Durante o encontro, o presidente do Consecti, Allan Kardec, destacou a proposta de parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a criação de índices regionalizados.
70º Fórum Nacional Consecti & Confap
Com o tema “Ciência em Rede Inteligência que Transforma Territórios”, a última de edição deste ano do Fórum é organizada pelo Consecti e pelo Confap, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti/GO) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), e marca a celebração dos 20 anos de história da instituição.
Por: Ana Kelly Franco e Diovana Rodrigues/Decon Fapeam
Fotos: Divulgação/Confap




























