Fapeam participa do Agro Amazonas 2025 com roda de conversa sobre ciência, educação e inovação
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) marcou presença, na tarde desta terça-feira (02/09), no evento Agro Amazonas & Defesa Agropecuária, organizado pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, localizado na Avenida Constantino Nery, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.
Representando a instituição, o diretor técnico-científico da Fapeam, professor doutor Hedinaldo Narciso Lima, conduziu uma roda de conversa com estudantes do ensino médio e da graduação, acompanhado de Ana Cláudia Maquiné, chefe do Departamento de Acompanhamento e Avaliação (Deac).
Durante o encontro, o professor apresentou as ações da Fapeam no Estado do Amazonas, reforçando sua importância para o fomento à pesquisa, ciência, tecnologia e inovação.
Na sequência, apresentou as principais linhas de atuação da Fapeam, evidenciando de que forma a Fundação apoia projetos em diferentes áreas do conhecimento e contribui para o fortalecimento do ecossistema científico no estado.
Um dos destaques foi o Programa Ciência na Escola (PCE), que financia 700 projetos ao ano na educação básica, e promove a prática científica no ambiente escolar, incentivando o interesse de jovens estudantes pela ciência.
“Um tipo de programa em que a gente financia a iniciação científica, desde a educação fundamental até o ensino médio. Um programa que existe há muito tempo, a cerca de 20 anos, desde que a Fapeam foi criada. Atualmente a gente financia cerca de 700 projetos em escolas”, destacou o professor.
O diretor técnico-científico da Fapeam também falou sobre o Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), direcionado a estudantes de graduação, que tem como objetivo despertar a vocação científica e ampliar a formação acadêmica.
Outro ponto abordado foi o Movimento Meninas e Mulheres na Ciência, iniciativa que busca estimular a participação feminina no desenvolvimento científico, criando oportunidades e valorizando a presença das mulheres na pesquisa.
Além disso, destacou o apoio à formação de recursos humanos, essencial para a qualificação de profissionais em diversas áreas, e o incentivo às ações de empreendedorismo, estimulando a inovação a partir da ciência e da tecnologia.
Ressaltou também apoio a projetos desenvolvidos no âmbito da área de Ciências Agrárias, com análise mais voltada na questão tanto animal, quanto vegetal. E que, de alguma forma, atendem estrategicamente aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e ao PPA Amazonas.
Na ocasião, também foi mencionado o Programa Dados Abertos da Fpaeam, que promove a transparência, a democratização e o acesso público às informações geradas pela Fundação, fortalecendo a relação entre ciência e sociedade.
Por fim, Hedinaldo ressaltou que a Fapeam também apoia estudantes em cursos de graduação realizados fora do Estado do Amazonas, contribuindo para a formação de profissionais capacitados em diferentes áreas do conhecimento.
Sobre o evento
O Agro Amazonas & Defesa Agropecuária tem como propósito valorizar a agricultura, a pecuária e a segurança alimentar no estado. A iniciativa busca consolidar-se como um espaço de integração entre produtores rurais, pesquisadores, empresas, instituições públicas e privadas, bem como estudantes e demais interessados no fortalecimento do agronegócio amazônico.
A programação contempla palestras temáticas, rodas de conversa, painéis especializados e atrações culturais, assegurando que cada momento contribua para o debate de temas relevantes ao setor, fomentando a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional.
Por: Emanuelle Lopes (Decon/Fapeam)
Fotos: Ayrton Lopes (Decon/Fapeam)