Fapeam passa a compor o Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam)
A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), professora Márcia Perales, tomou posse, nesta quinta-feira (21/08), como membro do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), durante a 315ª Reunião Ordinária, realizada no Auditório Arivaldo Silveira Fontes, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), localizado no Distrito Industrial, zona sul de Manaus.
Com a posse, a Fapeam passa a integrar oficialmente o colegiado que delibera sobre novos investimentos e a expansão de empreendimentos no estado, ampliando a participação de instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no desenvolvimento econômico do Amazonas.
A reunião foi conduzida por Serafim Corrêa, secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), representando o governador do Amazonas, Wilson Lima, e contou com a participação de demais autoridades que compuseram a mesa diretora do encontro.
Durante a cerimônia, a diretora-presidente da Fapeam, destacou a importância de a instituição compor o conselho:
“Ter a Fapeam como conselheira representa a ampliação do diálogo deste órgão colegiado com a ciência, tecnologia e inovação, e esta Fundação que ocupa, em âmbito mundial, o quinto lugar dentre as instituições que mais investem em pesquisa sobre a Amazônia, tem aqui uma imensa responsabilidade. À medida que ampliamos o diálogo, as conquistas tornam-se muito mais fortes”, afirmou Márcia Perales.
Pauta da reunião
Na ocasião, o Codam aprovou 64 projetos industriais, representando o maior volume analisado em uma única edição nos últimos dez anos e o mais expressivo de 2025 até o momento. Os projetos somam R$ 1,3 bilhão em investimentos, com estimativa de geração de 3,4 mil postos de trabalho, entre novas contratações e mão de obra remanejada.
Com este resultado, o estado do Amazonas alcança a marca de 189 projetos aprovados apenas em 2025, confirmando o ritmo de crescimento e fortalecimento do ambiente de negócios sob a gestão do Governo do Estado.
Novos conselheiros do Codam
A composição do Codam foi ampliada em conformidade com o Decreto Nº 52.009, de 04 de julho de 2025, incluindo representantes de diferentes setores públicos e privados. Além da Fapeam, passaram a integrar o colegiado, os representantes das seguintes instituições.
São eles:
- Márcia Perales, diretora-presidente da Fapeam;
- Ronney Peixoto, secretário da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás do Amazonas (Semig);
- André ZogAhib, reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA);
- Gustavo Picanço, diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam);
- Ralph Assayag, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus);
- Jorge Júnior, presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros);
- Marcos Bento, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo);
- Belisário Arce, presidente da Associação PanAmazônia;
- Michele Aracaty, presidente do Conselho Regional de Economia do Amazonas e Roraima (Corecon-AM/RR);
- José Carlos, presidente do Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM);
- André Caria, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM);
- Jean Cleuter, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB-AM).
A reunião do Codam contribui para o fortalecimento da indústria no Amazonas, garantindo incentivos que estimulam novos investimentos, a diversificação produtiva e a atualização tecnológica das empresas, impulsionando o desenvolvimento econômico regional.
Homenagens
Durante o encontro, também foram homenageados Samuel Assayag Hanan, ex-vice-governador do Amazonas e ex-secretário de Fazenda e de Indústria, Comércio e Turismo, e Joaquim de Lucena Gomes (in memoriam), ex-vereador, ex-secretário municipal de Manaus e líder sindical da indústria.
Sobre o Codam
O Conselho de Desenvolvimento do Amazonas é responsável por analisar e aprovar projetos industriais que buscam incentivos fiscais no estado, assegurando a transparência e o cumprimento da legislação vigente, com foco na geração de emprego, renda e fortalecimento da economia local.
Por: Emanuelle Lopes (Decon/Fapeam)
Fotos: Arquivo do Pesquisador