Fapeam pretende investir R$ 3 milhões no próximo edital do PPSUS
Graças ao sucesso das duas primeiras edições do Programa Pesquisa para o SUS – Gestão Compartilhada (PPSUS), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) pretende destinar para o próximo edital do Programa cerca de R$ 3 milhões, de acordo com o diretor-presidente da instituição, Odenildo Teixeira Sena.
Com o incremento de recursos será possível investir em mais projetos e em temas de aspecto social, além de pesquisar assuntos como saúde da mulher e do trabalhador que não foram abordados anteriormente pelos pesquisadores do Programa.
Segundo o diretor, o estabelecimento de parcerias interinstitucionais foi fundamental para o êxito das edições anteriores. "O resultado do PPSUS é positivo devido a parcerias com o Ministério da Saúde e com o CNPq. O próximo Programa pode ser ainda melhor se houver envolvimento das secretarias de saúde nas esferas municipal e estadual", afirmou.
Este foi um ponto bastante discutido em todos os debates nos dias anteriores e na conferência de encerramento do Seminário de Avaliação do PPSUS. "A participação das secretarias de saúde é muito importante, uma vez que deve haver um diálogo maior entre os gestores e a academia no sentindo de induzir pesquisas de acordo com as necessidades da saúde no Amazonas", enfatizou Luiz Ferreira, pesquisador da Fundação de Medicina Tropical (FMTAM). Ele diz que as secretarias têm que assumir sua parcela de responsabilidade no Programa.
Apesar dessa deficiência por parte dos gestores municipais e estaduais, o Amazonas saiu duplamente vitorioso em relação ao desenvolvimento do PPSUS. Cumpriu com o objetivo de descentralizar as pesquisas em saúde dos grandes centros de estudo do Brasil e incentivou a produção científica em organizações amazonenses que não tinham tradição em pesquisa.
"Nos sentimos gratificados pelo exercício da ´contaminação´ das instituições que antes não produziam estudos científicos e hoje são importantes parceiras da FAPEAM", ressaltou Odenildo Sena.
Atentos à próxima edição do PPSUS, os pesquisadores presentes na ocasião do encerramento do Seminário formaram um grupo de trabalho composto pela Fundação Alfredo da Matta, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Secretaria de Estado da Saúde (SUSAM), Fundação de Medicina Tropical (FMTAM), FAPEAM e HEMOAM.
A equipe pretende discutir estratégicas de trabalho a fim de definir temas prioritários para serem trabalhados na terceira chamada do Programa, cujo edital deve ser publicado até o fim deste ano.