Fapeam promove justiça cognitiva


O geoprocessamento é a utilização de mapas, cartas, fotogrfias aéreas, imagens de satélites e instrumentos técnicos para aquisição, tratamento de dados e elaboração de documentos cartográficos digitais, capazes de revelarem aspectos do meio ambiente, vegetação, solo e hidrografia; Além dessa capacidade inicial, as atividades do geoprocessamento permitem o relacionamento entre uma posição no terreno e diversos tipos de dados relativos à posição, possibilitando a construção de Sistemas de Informações Geográfica (SIG).

Custeado e apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o Projeto Geoprocessamento: ensino de geoprocessamento para alunos da 7ª e 8ª, série da Escola Júlia Bittencourt, no bairro Compensa, foi umas das propostas recomendadas para a aexecução, entre outras vinte e oito propostas aprovadas pelo Programa Jovem Cientista Amazônida (JCA).

Uma equipe de pesquisadores e um aluno de graduação em Geografia da Uninilton Lins, uma professora de Geografia do Ensino Público Fundamental e oito alunos da 7ª série iniciarão as atividades de Projeto Geoprocessamento em fevereiro de 2007. O projeto é coordenado pelo professor Evandro Brandão Barbosa.

Com o objetivo de desenvolver o interesse pela pesquisa entre os participantes do projeto, o geoprocessamento se constiturá numa ferramenta científica apropriada para ampliar os conhecimentos relacionados à Geografia, Informática, Cartografia e Matemática.Sem restringir-se ao tecnicismo, através da metodologia de pesquisa-ação, pesquisadores, professores e alunos serão instigados a descobrir, como, por quê, para quê e quando as atividades serão desenvolvidas durante a aprendizagem.

A expectativa da coordenação do projeto é que durante a aprendizagem, os participantes reforcem os conhecimentos de cidadania; aprendam mais sobre as paisagens do bairro Compensa; verifiquem as possibilidades do uso do geoprocessamento no planejamento de açõe públicas e privadas para produzir melhores condições de vida às comunidades. Paralelamente, durante os trabalhos de campo utilizando aparelho de GPS, os alunos desenvolverão a consciência reflexiva e crítica sobre a relação entre as pessoas e lugares onde são realizadas suas prática sociais; através das pesquisas para a construção de SIG, serão respondidas perguntas como: quem eu sou? Onde estou? O que o geprocessamento pode fazer por você?

O Projeto geoprocessamento terá a duração de dois anos (2007-2008). Além de custear o projeto e pagaar o bolsas aos alunos e à professora do Ensino Fundamental, a Fapeam também acompanhará e avaliará constantemente o projeto.

O Projeto geoprocessamento está inserido no objetivo macro de desenvolvimento sustentável da Secretaria de Ciência e Tecnologia, materializado pelos programas de apoio à pesquisa da Fapeam.

O desenvolvimento científico e tecnológico promovido pela Fapeam é um catalisador para o estabelecimento de mais justiça cognitiva entre os amazonenses.

Evandro Brandão

Mestre em Educação e Prof. universitário

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *