Fapeam realiza reunião com Membros das Câmaras de Assessoramento Científico de Pesquisa
A direção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) se reuniu remotamente nesta terça-feira (22/10), com integrantes da Câmara de Assessoramento Científico de Pesquisa da instituição para apresentar as atribuições da Câmara, o calendário de deliberações, normas e procedimentos para os Programas de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad) e Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic), além do edital Universal para o fomento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
Segundo a diretora técnico-científica da Fapeam, Marcia Irene Mavignier, as reuniões são importantes para verificar possibilidades que ajudem a ter mais fluidez as inscrições e submissões aos editais.
“Os membros são eleitos pelas instituições, e eles trazem sugestões e demandas, que podem ou não ser incorporados. Além de ajudar a aprimorar a gestão técnica-cientifica e o critério de avaliação”, comentou.
Outro ponto debatido foi a possibilidade de novas formas de orientações para alunos sobre como proceder durante suas inscrições e utilização do SigFapeam.
Programa Universal
O Programa Universal tem como objetivo fomentar projetos de pesquisa científica, tecnológica, de inovação, ou de transferência tecnológica, vinculados a instituições ou centros de pesquisas e/ou ensino superior, públicos ou privados sem fins lucrativos, nas diferentes áreas de conhecimento que busquem contribuir de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do estado do Amazonas e para o ecossistema de CT&I estadual.
Para os membros, o Edital Universal é um dos principais editais que ajudam a fomentar as pesquisas no Estado.
Câmara de Assessoramento Científico
As Câmaras de Assessoramento Científico (Pesquisa e Pós-graduação) da Fapeam têm por finalidade apoiar a Fundação na avaliação de mérito de projetos de pesquisa científica, tecnológica, de inovação e de formação de recursos humanos; na proposição de mecanismos e instrumentos específicos de avaliação de programas e projetos financiados; assessorar a Fundação quanto à formulação e implementação de sua política de fomento à CT&I.
Este foi o segundo encontro da Câmara, após a posse dos novos membros que ocorreu em setembro. Até o final do ano, ainda ocorrerão mais duas reuniões, uma em novembro e a outra em dezembro.
Por: Ana Kelly Franco/Decon Fapeam
Foto: Airton Lopes/Fapeam