Fapeam realiza reunião de orientação do Programa Centelha 2
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realizou, nesta segunda-feira (27/5), a reunião de orientação sobre a contratação e acompanhamento dos últimos cinco outorgados do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Programa Centelha 2 Amazonas – Edital Nº 014/2021.
Durante a reunião foi apresentado um vídeo com orientações para que os empreendedores possam aplicar os recursos da melhor forma e assegurar bons resultados. As dúvidas dos participantes foram relacionadas aos prazos de vigência e execução, prestação de contas técnica e financeira (parcial/finais), procedimento para preenchimento e envio dos relatórios, documentos obrigatórios para anexar aos relatórios, inadimplências técnicas, procedimentos em caso de alterações (alteração orçamentária e no plano de trabalho aprovado) em projetos em desenvolvimento.
O Programa Centelha segue uma metodologia composta por cinco etapas principais: articulação e preparação; divulgação e captação; capacitação, avaliação e seleção; contratação e, acompanhamento. Neste momento, o Programa Centelha 2 encontra-se na etapa de acompanhamento do desenvolvimento e evolução das empresas.
Segundo a diretora técnico-científica da Fapeam, Márcia Irene Andrade Mavignier, nessa fase de execução do projeto, a reunião de orientação funciona com momentos de acompanhamento técnico, científico e financeiro, onde são solucionadas todas as dúvidas presentes.
“A importância da reunião é para que se tenha uma execução profícua e exitosa, tanto tecnicamente, quanto financeiramente do projeto, apoiado pela Fapeam e pela Finep. Essa reunião de orientação é para que os outorgados fiquem cientes de todos os instrumentos normativos da Fundação, ou seja, toda a necessidade do projeto e do seu gerenciamento”, afirmou a diretora técnico-científica.
Sobre o Centelha
Lançado em 2021, o Programa Centelha 2 Amazonas visa transformar ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado. O Programa conta com parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Ao todo, o Programa contratou 39 empresas. A reunião de orientação fornece diretrizes aos orientadores sobre os próximos passos que devem ser realizados pelas empresas, através dos instrumentos jurídicos da Fapeam e da metodologia do Programa Centelha 2.
No Amazonas, o Programa é executado pela Fapeam, com colaboração da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
Por: Diovana Rodrigues (Decon/Fapeam)
Foto: Nathalie Brasil