Fapeam realiza Seminário de Acompanhamento do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), realizou, nesta quinta-feira (19/9), em modalidade online, o Seminário de Acompanhamento – Marco Zero, do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG). O evento destinado aos coordenadores de projetos do PDPG marca o início das avaliações do programa junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Durante o seminário foram discutidos os resultados e desafios dos PDPGs e o fortalecimento da produção acadêmica qualificada, e de que forma as pesquisas contribuem para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico do Amazonas.
Outros temas abordados durante o encontro online foram as ações necessárias para a redução de assimetrias regionais, a consolidação de iniciativas para a internacionalização dos PDPGs, e a construção de redes de grupos de ensino e pesquisa na região Norte.
Na oportunidade, a diretora técnico-científica da Fapeam, Marcia Irene Mavignier, destacou o compromisso da Fapeam na construção coletiva dos PDPGs.
“É muito importante para a Fapeam esse momento de diálogo, com a percepção deles e de como avaliam o programa a partir dessas diretrizes, e o que podemos fazer para melhorar, para que o fomento chegue, para que possam se dotar de uma infraestrutura e atingir esses resultados”.
Na ocasião, estiveram presentes representantes do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (PPG Eco/Inpa); do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico, do Instituto Federal do Amazonas (PPGET/Ifam); do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical, da Universidade do Estado do Amazonas (PPGMT/UEA); e do Programa de Pós-Graduação em Informática do Instituto de Computação, da Universidade Federal do Amazonas (PPGI/Ufam).
Sobre o PDPG
O PDPG tem o objetivo de contribuir para a formação de recursos humanos altamente qualificados, desenvolvendo e fortalecendo a pós-graduação e a pesquisa nos estados da federação, por meio da interação entre o governo, a universidade, a iniciativa privada ou o terceiro setor, propiciando o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país.
Por: Kevin Moraes/Decon Fapeam
Fotos: Mateus Santos/Decon Fapeam