Fapeam realiza Seminário de Acompanhamento do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação – Ano 2
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), realizou, nesta terça-feira (31/10), de forma remota, o Seminário de Acompanhamento do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação – Ano 2 (PDPG) Parcerias Estratégicas nos Estados, edital nº 018/2020 desenvolvido em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O Seminário o teve como objetivo avaliar a execução do acordo de cooperação, por meio do acompanhamento da execução das metas contidas na pós-graduação e apresentar os resultados alcançados na segunda edição do PDPG.
Atualmente, quatro cursos de pós-graduação stricto sensu do Amazonas recebem apoio do edital são eles: Programa de Pós-Graduação em Aquicultura (PPG-AQUI) – da Universidade Nilton Lins, Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia (MPGAP)- do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e os programas de Pós-Graduação em Ciência Animal e Recursos Pesqueiros (PPGCARP) e de Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos (PPGCTRA), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
A cooperação acadêmico-científica, entre a Capes e a Fapeam, implementou um total de 85 bolsas distribuídas em níveis de mestrado, doutorado, pós-doutorado e concessão de auxílio-pesquisa. A iniciativa visou contribuir para a formação de recursos humanos altamente qualificados e apoiar programas de pós-graduação em consolidação, nas áreas prioritárias, de âmbito regional.
Na oportunidade, a diretora técnico-científica da Fapeam, Marcia Irene Andrade Mavignier, destacou o compromisso da Fundação em promover o apoio aos programas de pós-graduação, a fim de proporcionar um impacto duradouro e sustentável para o estado do Amazonas.
“Iniciamos o Seminário com a perspectiva de colaboração, parceria, e conscientes de um processo exitoso, mas que requer o acompanhamento para o sucesso”, considerou Márcia Irene.
O panorama do primeiro seminário de acompanhamento e os resultados qualitativos e quantitativos no âmbito do PDPG foi um dos assuntos iniciais do seminário. Em seguida, foi feita apresentação sobre o Seminário de Acompanhamento– Ano 2 oriundos do material encaminhado pela coordenação dos projetos/programas amparados pelo PDGP.
Na ocasião coordenadores e bolsistas participantes dos projetos apresentaram suas considerações acerca dos dados apresentados nos formulários, das dificuldades e projeções para cumprir com o objetivo do programa.
Sobre o PDPG
O PDPG visa promover a capilarização das ações de formação de recursos humanos altamente qualificados, para desenvolver e fortalecer a pós-graduação e a pesquisa nos estados da federação, por meio da interação entre o governo, a universidade, a iniciativa privada ou o terceiro setor, propiciando o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país.
Texto: Valdete Araújo – Decon/Fapeam
Fotos: Nathalie Brasil e Kevin Moraes – Decon/Fapeam