Fapeam realiza Seminário Final de Avaliação em Manaus

O Programa Ciência na Escola (PCE), criado em 2004 pela FAPEAM, é uma ação de alfabetização científica e tecnológica do Governo do Estado (Foto:Luana Moura/Pce)
28/11/2013 – Começou hoje na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) o 6º Seminário Final de Avaliação do Programa Ciência na Escola. O evento que encerra amanhã contará com a participação direta de aproximadamente 200 projetos científicos escolares da rede pública de ensino de Manaus.
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O seminário compõe as atividades de encerramento do PCE no ano de 2013 e o objetivo é consolidar o conhecimento adquirido ao longo dos seis meses vigentes de pesquisa através de apresentações orais, onde os jovens pesquisadores poderão mostrar aos seus colegas e avaliadores todo o processo e resultados.
De acordo com a diretora técnico científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) Andrea Waichman, o crescimento do PCE ao longo dos últimos anos pode ser notado a partir do aumento significativo de projetos aprovados “A cada ano cresce o número de municípios do PCE pois levamos o conhecimento da ciência aos alunos, eles passam a ter contato com instituições de pesquisas e cientistas. Hoje temos 300 projetos aprovados e para o ano que vem teremos 400 projetos, pois quando uma escola tem a experiência do PCE é bom tanto para alunos e quanto para escola, é tão bom que mais docentes querem aderir ao programa, a cada ano crescemos mais”.

Mary Cacheado. Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). (Foto: Luana Moura/Pce).
Para Mary Cacheado, a oportunidade de participar do Programa Ciência na Escola veio a partir da vontade que a docente tinha em levar a academia aos alunos. Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a professora de língua inglesa viu no PCE uma oportunidade de trabalhar a interpretação de texto e leitura. “Selecionamos livros adaptados para a língua inglesa, trabalhando técnicas como Skmming e Scanning, fazíamos leituras sobre Hamlet e Shakspeare, trabalhando um pouco de tudo em outro idioma para que eles pudessem perceber que não era difícil e que estava ali no dia a dia deles, para que eles fossem se familiarizando”.
Durante as apresentações do seminário, os projetos que foram distribuídos por área de conhecimento puderam prestigiar também a pesquisa de outros colegas, muitas vezes com temas em comum, como é o caso de biológicas onde diversos coordenadores submeteram propostas para tratar sobre a horta escolar.
Apesar de ser um evento realizado por alunos de educação básica, a qualidade dos trabalhos apresentados não deixou em nada a desejar se comparado com outros eventos da educação até mesmo superior.
O seminário foi o teste que faltava para que os professores coordenadores pudessem exercitar tudo o que foi aprendido durante o curso de Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada a Ed. Básica, oferecido como uma das atividades de extensão do programa.
Para a coordenadora do PCE Fátima Nowak todas as apresentações eram coerentes ao conhecimento repassado durante as oficinas “Todos os projetos apresentados tinham coerência, é notável a percepção crítica que esses alunos vêm desenvolvendo. Hoje eu posso afirmar com toda certeza que eles não serão meros telespectadores das coisas impostas a eles. Tenho pena de quem serão seus professores pois eles serão sem dúvida muito cobrados”.
O segundo dia terá a participação de três projetos do município de Rio Preto da Eva que atua no programa desde a primeira edição.
Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola (PCE), criado em 2004 pela FAPEAM, é uma ação de alfabetização científica e tecnológica do governo do estado destinada aos professores e estudantes dos ensinos Fundamental e Médio que desenvolvem projetos de pesquisa em escolas públicas municipais e estaduais do Amazonas por meio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Fonte: Jamyly Macedo/Pce