Fapeam recebe alunos do CMPM II medalhistas da Olimpíada Internacional de Matemática na Ásia
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu, nesta sexta-feira (15/8), a equipe amazonense formada por professores e alunos do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI), Colégio Militar da Polícia Militar Marcantonio Vilaça II (CMPM II), localizado na zona norte de Manaus, que conquistaram medalhas na edição de 2025 da Olimpíada Internacional de Matemática, International Talent Mathematics Contest (ITMC), realizada em Bangkok, na Tailândia.
A reunião teve o objetivo de agradecer formalmente ao apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, além de apresentar os resultados obtidos na competição, exibir as conquistas dos alunos participantes e falar dos próximos desafios.
Participaram da reunião, pela Fapeam, a diretora-presidente, Márcia Perales Mendes Silva, o diretor técnico-científico, Hedinaldo Narciso Lima, a chefe do Departamento de Acompanhamento e Avaliação (Deac), Ana Cláudia Maquiné, e a chefe do Departamento de Difusão do Conhecimento (Decon), Marlúcia Seixas.
E pelo 2° CMPM, estiveram presentes: o Comandante e Gestor do CMPM II, o Tenente-Coronel Alisson da Silva Henriques, o administrador escolar, James Lee Taveira Holanda, o coordenador de matemática, Sargento Wellington Moraes do Espírito Santo, o professor de matemática, Thiago Augusto de Souza Lacerda e os oito alunos participantes do concurso: Sara Elis Peron Castro, Imael Abner de Souza Fonseca, Heloisa Victória Mendonça Sales, Bárbara Sophia Mendonça Ferreira, Geovanna Ramos Alencar, Carlos Eduardo Carvalho e Carvalho, Emanuella Barroso dos Santos e Matheus Henrique Lemos Nogueira.
Na oportunidade, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, enfatizou que, desde 2019, o Governador do Amazonas, Wilson Lima, tem dedicado atenção especial à ciência, tecnologia e inovação (CT&I) com investimentos contínuos que têm permitido apoiar fortemente a formação de recursos humanos da educação básica ao pós-doutorado, bem como o desenvolvimento de projetos de pesquisas e ações de popularização da ciência na capital e no interior.
“Para a Fapeam, é um orgulho muito grande receber a visita de cada um de vocês e ouvir os relatos que foram feitos. Uma infinidade de superações que precisaram ser enfrentadas para que essa conquista fosse possível. A nossa admiração é imensa, porque conseguir o que vocês conseguiram e que ainda conseguirão muito mais, nos deixa a todos muito orgulhosos”, parabenizou-os a diretora-presidente da Fapeam.
Ela reitera ainda sobre a importância do apoio do Governo do Estado, por meio da Fapeam, à participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental II, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades, em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica desenvolvidos nas escolas, via Programa Ciência na Escola (PCE), responsável pelo despertar para a ciência desde a educação básica.
O Tenente-Coronel Alisson da Silva Henriques agradeceu à Fapeam pelo apoio que possibilitou a representação do estado na competição. “Ao longo de 2022 até hoje, os estudantes evoluíram e galgando os degraus para a realização desse feito. Por meio do apoio do governador do Amazonas e da Fapeam, tivemos essa oportunidade de projetar esses alunos não só a nível nacional, mas, principalmente, internacional”, pontuou.
O professor Thiago Lacerda, responsável por acompanhar os estudantes tanto na preparação quanto durante a viagem para a olimpíada, atribui a conquista ao esforço e à dedicação dos alunos, que fazem parte do “Turma Olímpica”, um projeto que visa identificar e estimular novos talentos na área da matemática.
“É importante ressaltar que essa prova é em mandarim e em inglês. Se caso fosse em português, não teríamos o desafio de fazer uma ‘sem fronteiras’. Com isso, ultrapassamos os limites da sala de aula e sobrevivemos. Se não fosse a dedicação, a agressividade e o foco deles, nada seria possível”, ressaltou.
Durante a reunião, os professores reiteraram sobre um possível convite às próximas edições das Olimpíadas, que ocorrerão no Vietnã e na França.
Medalhas
Após dez meses de um treinamento em alto nível, os alunos voltaram para casa premiados. No total, foram dez medalhas (uma prata e nove bronzes) e seis menções honrosas.
Na etapa da Tailândia, os alunos amazonenses já haviam conquistado destaque na International Talent Mathematics Contest (ITMC), realizada em fevereiro de 2025, foram cinco medalhas, das quais uma prata e quatro bronzes, além de três menções honrosas.
Foi durante essa disputa que os estudantes do CMPM II asseguraram sua classificação para a Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia – Asia International Mathematical Olympiad (AIMO 2025), realizada em Tóquio, no Japão, ainda nesse mês de agosto de 2025. Nessa etapa, os alunos trouxeram mais cinco medalhas de bronze na bagagem.
O desempenho na Tailândia e em Tóquio reforça a sequência de bons resultados obtidos pela rede estadual em competições internacionais.
Por: Diovana Rodrigues / Decon Fapeam
Fotos: Ayrton Lopes / Decon Fapeam