Fapeam recebe representante da Embaixada Francesa para discutir projetos em curso do Guyamazon e novas parcerias
Com objetivo de discutir de projetos científicos que estão em curso por meio do Programa de Cooperação Internacional Guyamazon, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu no dia 06/11, a visita do Conselheiro de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França Olivier Giron, na sede da Fundação, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.
O Guyamazon é um programa franco-brasileiro de cooperação científica que apoia a execução de projetos conjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), no âmbito da colaboração científica e tecnológica entre pesquisadores de instituições do Amazonas e pesquisadores franceses. O apoio foi destinado ao projeto de pesquisa e à mobilidade de pesquisadores e estudantes.
As parcerias com as instituições de Ensino e Pesquisa da França têm resultado em projetos de pesquisa, entre outros, referentes ao meio ambiente e recursos naturais, produção e segurança alimentar, riscos naturais, além de variabilidade e mudanças climáticas.
Participaram da reunião a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, a diretora técnico-científica, Marne Vasconcellos e a diretora administrativo-financeira, Márcia Irene Andrade.
Durante o encontro foram destacados temas como ajustes técnicos de projetos científicos que estão em andamento e prospecção de futuros acordos de cooperação com o Amazonas.
Na oportunidade, Márcia Perales falou da relevância de ajustes técnicos de pesquisas que estão em andamento para que no final do programa os projetos possam ser concluídos com sucesso, e destacou a importância da rede franco- brasileira para futuras colaborações de projetos ligados a diversas problemáticas que envolvem a região.
“A oportunidade de futuras propostas de rede franco- brasileira com base técnico- científica seria muito importante para nossa região, especialmente de interesse dos próprios amazônidas em função de toda a nossa singularidade, além de contribuir para o fortalecimento da política de CT&I.” salientou.
Para Olivier Giron, os tópicos de pesquisas desenvolvidos através de acordos de cooperação internacional são assuntos importantes para ambos os países.
“São tópicos de pesquisas para a preservação da natureza, do meio ambiente, mas também das populações de pessoas que vivem no ambiente; ter essa interlocução gera troca de conhecimento e uma visão da aplicação das políticas públicas para o estado do Amazonas”, disse.
Guyamazon
O programa é realizado pela Fapeam, em parceiras com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (Fapema), Embaixada da França, Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad) e região da Guiana Francesa.
Por Jessie Silva
Fotos: Érico Xavier