Fapeam recebe representantes da Fundação Dr. Thomas
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu, nesta quinta-feira (14/08), no Auditório Tauató, localizado na sede da instituição, representantes da Fundação de Apoio à Pessoa Idosa Dr. Thomas (FDT), para tratar da possibilidade de parcerias institucionais em apoio a projetos de pesquisas.
A comitiva foi recebida pela diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, juntamente com os diretores técnico-cientifico e administrativa-financeira, Hedinaldo Lima e Karen Vilany, respectivamente, que ouviram a exposição do diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas da Silva.
Na ocasião, Márcia Perales, destacou as ações da Fapeam e os investimentos do Governo do Amazonas, em ciência, tecnologia e tecnologia e inovação, que reposicionaram essa área como estratégica, prioritária e estruturante para o desenvolvimento social, ambiental e econômico do estado.
“De 2019 a 2025 já foram investidos mais de R$ 880 milhões em CT&I no Amazonas, e mais de 50% desses recursos vão para a formação de recursos humanos. O que coloca o estado em primeiro lugar no ranking dos que mais investem com recursos próprios em formação de mestres e doutores”, comentou Márcia Perales.
O diretor-presidente da FDT apresentou os três grandes programas de atuação da entidade: Programa Conviver, Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso (Padi), e Programa de Longa Permanência (LPI), e manifestou a intenção da entidade em ampliar a compreensão sobre o envelhecimento, por meio de projeto de pesquisa, e qualificar o atendimento à população idosa.
“Hoje temos 158 idosos vulneráveis institucionalizados, sendo 101 de alta dependência. Somos a única instituição na Região Norte que atende os três graus de dependência, e queremos fortalecer o trabalho tanto na institucionalização quanto nas ações comunitárias. Esse projeto permitirá entender melhor as necessidades dessa população e buscar soluções embasadas cientificamente”, explicou.
Também participaram da reunião, pela FDT, a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento em Manaus (Nepem), Ana Beatrice; Itala Patrícia Rodrigues (assessora) e o professor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia e do Programa de Mestrado em Ciências do Movimento Humano (Feff/Ufam), Ewertton Bezerra. Pela Fapeam, as chefes de departamento de Acompanhamento e Avaliação (DEAC), Ana Cláudia Maquiné, e de Difusão do Conhecimento (Decon), Marlúcia Seixas.
Na oportunidade foram apresentadas as chamadas públicas que estão em vigor no site da Fapeam, e podem ser acessadas em https://www.fapeam.am.gov.br/editais/?aba=editais-abertos
Por: Emanuelle Lopes (Decon/Fapeam)
Fotos: Ayrton Lopes (Decon/Fapeam)