Fapeam recebe representantes da Universidade de Illinois e da Ufam para discutir colaboração internacional
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) participou, nesta segunda-feira (11/08), no Auditório Tauató, localizado na sede da instituição, de reunião com representantes da Universidade de Illinois (EUA), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e de áreas técnicas da Fundação.
O encontro, conduzido pela diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, teve como pauta principal, a propositura de parceria para a construção de um edital colaborativo internacional entre a Fapeam e a instituição norte-americana.
A reunião contou com a presença de representante da Illinois University, o professor Pedro Hallal, dos professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), João Libardoni, João Cláudio Machado, Tiotrefis Fernandes e Roseanne Autran, além do diretor técnico-científico da Fapeam, Hedinaldo Lima, da diretora administrativo-financeira, Karen Vilany dos Santos, da chefe do Departamento de Acompanhamento e Avaliação, Ana Cláudia Maquiné Dutra e da chefe do departamento de Difusão do Conhecimento, Marlúcia Seixas.
Desde 2019, o Governo do Amazonas tem intensificado seus investimentos em ciência, tecnologia e inovação (CT&I), totalizando mais de R$ 880 milhões investidos em 8 linhas de ação e três linhas padronizadas.
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou a importância da parceria para o fortalecimento da pesquisa e da internacionalização no Estado.
“O Governo do Amazonas ampliou muito esse leque de parcerias com instituições internacionais, por meio da Fapeam. Nós temos interesse em continuar avançando porque é um dos itens que conta muito e para essa troca, seja por meio de projeto de pesquisa em conjunto, por meio de professores indo e vindo, isso é importante para o Estado do Amazonas”, declarou.
O modelo de colaboração entre as forças científicas e tecnológicas do Brasil e de Illinois beneficiará diretamente pesquisadores e estudantes em diversas áreas, como agricultura, ciências ambientais e energia renovável. Para potencializar os impactos dessa cooperação no ensino superior e na economia global, o sistema da Universidade de Illinois lançou a parceria “Brasillinois”, que impulsiona a colaboração e cria oportunidades transformadoras para pesquisa, educação e desenvolvimento.
Essa iniciativa pode contribuir para a internacionalização dos programas de pós-graduação do Amazonas, ampliando o leque de instituições parceiras e fortalecendo a produção científica local. Durante a reunião, o representante da Illinois, Pedro Hallal, ressaltou a relevância dos acordos firmados com as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) brasileiras.
“Uma coisa que estamos fazendo, bem concreta, são esses editais com as Faps. A ideia é ter um acordo geral do sistema de universidade de Illinois com o Confap, que permita que as Faps façam chamadas com Illinois. Isso já está acontecendo individualmente. E a gente pensou em fazer alguma coisa com a Fapeam, claro, respeitando os interesses de vocês”, declarou Pedro Hallal.
Colaboração internacional
Outras parcerias neste sentido já foram feitas com outras instituições de fomento e de ensino e pesquisa do Brasil. A partir dessa reunião, os professores de Illinois e da Ufam devem se reunir com a equipe técnica da Fapeam para tratativas, visando a elaboração de um edital para o Amazonas.
Por: Emanuelle Lopes (Decon/Fapeam)
Fotos: Ayrton Lopes (Decon/Fapeam)