Fapeam recebe representantes do Conselho Britânico e da Embaixada Francesa


Diretor-presidente da Fapeam se reuniu, nos últimos dois dias, com representantes Embaixada da França e com representantes do Conselho Britânico, para discutir o desenvolvimento de projetos de pesquisa e ações em conjunto entre pesquisadores do Amazonas e daqueles países

Fapeam recebe representantes do Conselho Britânico e da Embaixada Francesa

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), René Levy Aguiar, se reuniu, nos dois últimos dias, com o representante da Embaixada da França e do Conselho Britânico para ampliar o desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto entre pesquisadores do Amazonas e daqueles países, bem como para o fortalecimento de redes com outras instituições que atuam na região amazônica.

Na manhã da última quarta-feira (24/02), o diretor-presidente da Fundação recebeu a representante do Conselho Britânico, Camila Infanger, para tratar das ações em parceria entre a Fapeam e instituições inglesas, no âmbito do Fundo Newton.

Fapeam recebe representantes do Conselho Britânico e da Embaixada Francesa

O Amazonas tem seis projetos de pesquisa em desenvolvimento em parceria com pesquisadores ingleses. Ao todo, foram investidos R$ 1,2 milhão pelo governo do Estado e ₤ 300 mil pelo Reino Unido para execução dos estudos.

As ações com o Fundo Newton têm como objetivo apoiar a colaboração em pesquisa científica, inovações, o intercâmbio de pesquisadores e estudantes, as relações entre instituições de ciência e o desenvolvimento de novas parcerias entre o Reino Unido e o Brasil.

Atualmente, o Amazonas tem seis projetos de pesquisa em desenvolvimento em parceria com pesquisadores ingleses. Ao todo, foram investidos R$ 1,2 milhão pelo governo do Estado por meio da Fapeam e ₤ 300 mil pelo Reino Unido para execução dos estudos.

Na quinta-feira, o diretor-presidente da Fapeam, René Levy, recebeu o conselheiro de cooperação e ação cultura adjunto da Embaixada Francesa e diretor adjunto do Instituto Francês, Philippe Martineau, e o representante do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD/França), Frédéric Huynh, para ampliar as ações em parceria entre os pesquisadores do Amazonas e da França.

O IRD e instituições de Ensino e Pesquisa da França já desenvolvem e apoiam, em parceria com o governo do Estado, por meio da Fapeam, 22 projetos de pesquisa com enfoque multidisciplinar realizados por pesquisadores da França e da Amazônia.

As parcerias com as instituições de Ensino e Pesquisa da França têm resultado em projetos de pesquisa, entre outros, referentes ao meio ambiente e recursos naturais, produção e segurança alimentar, riscos naturais, além de variabilidade e mudanças climáticas.

Para o diretor-presidente da Fapeam, René Levy, os trabalhos em cooperação com as instituições francesas e inglesas se coadunam com o que o governo do Estado entende como premissa básica para o futuro do Estado.

“O governo do Estado tem como prioritário para o desenvolvimento do Amazonas as ações voltadas à Ciência, Tecnologia e Inovação, especialmente, para a geração de conhecimento científico que gere transformação social e desenvolvimento econômico para todo o Estado”, disse Levy.

Fapeam recebe representantes do Conselho Britânico e da Embaixada Francesa

Os projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do Guyamazon têm por objetivo o desenvolvimento social.

Com o IRD, o governo do Estado, via Fapeam, tem aportado recursos para execução do GuyAmazon – um programa de cooperação científica e universitária entre a Guiana Francesa e o Brasil.

Segundo Frédéric Huynh, os projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do Guyamazon têm por objetivo o desenvolvimento social com ênfase na capacitação dos recursos humanos e formulação de políticas públicas.

“Atualmente, temos 22 estudos com boas perspectivas para publicações, realização de seminários e ambientes de discussão e novas parcerias para o desenvolvimento da região”, disse o representante do IRD.

Desenvolvimento regional

Segundo Philippe Martineau, a visita à Fundação teve por objetivo estreitar, ainda mais, os laços institucionais e a inter-relação entre pesquisadores dos dois países.

“Precisamos pensar na construção de um futuro e discutir as perspectivas para o amanhã. Nosso objetivo é trabalhar em conjunto para pensarmos no que podemos fazer para fazer mais, em cooperação, para o desenvolvimento científico e, sobretudo, social das populações”, disse Martineau.

Fapeam recebe representantes do Conselho Britânico e da Embaixada Francesa

Segundo Philippe Martineau, a visita à Fundação teve por objetivo estreitar, ainda mais, os laços institucionais e a inter-relação entre pesquisadores dos dois países.

De acordo com ele, a relação franco-brasileira iniciou em 1875, com a instalação da 1ª escola de Engenharia no Brasil, em Ouro Preto (MG), nos moldes da então Escola Superior da França. Atualmente, o programa de cooperação mais antigo entre os dois países executado, no Brasil, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem 37 anos e já contribuiu para a formação de 2,5 mil doutores brasileiros.

Em junho deste ano, o IRD e as instituições de Ensino e Pesquisa francesas, capitaneadas pela Embaixada da França no Brasil realizarão, em Belém, no Estado do Pará, o Encontro GuyAmazon para apresentar aos pesquisadores paraenses as perspectivas de parcerias e ações conjuntas para o desenvolvimento da Amazônia.

Philippe Martineau propôs que o Encontro do GuyAmazon, em 2017, seja realizado no Amazonas para tratar das ações conjuntas com pesquisadores do Estado e franceses, especialmente com foco na inovação.

Agência Fapeam

Fotos: Érico Xavier / Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *