Fapeam recebe visita de secretário de CT&I de Tefé para estreitar laços e apresentar projetos apoiados pela Fundação, no município
No intuito de fortalecer os laços colaborativos entre instituições no Amazonas, a direção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu, nesta terça-feira (23/8), o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Daniel Sasha Caminha, do município de Tefé (distante 523 km de Manaus).
A visita teve como pauta agradecer os investimentos da Fundação em projetos de pesquisas no interior, bem como sugerir a viabilização de novas ações. O secretário foi recebido pela diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, pela assessora da presidência, Maria Fulgência Bandeira, e pela chefe do Departamento de Comunicação e Difusão do Conhecimento (Decon), Marlúcia Seixas.
Na oportunidade, Márcia Perales destacou os avanços em CT&I no interior do estado, nos últimos anos, bem como a atuação de pesquisadores de Tefé e a participação deles em programas de pesquisas amparados pela Fundação.
“Nós temos hoje 64 projetos em andamento e em fase inicial que têm Tefé como cidade executora, mas também podem abranger outros municípios do Médio Solimões”, comentou.
O secretário evidenciou as ações de sua pasta para aproximar a CT&I dos jovens e as parcerias com instituições de ensino e pesquisa para oferecer aos estudantes conhecimento em automação e robótica.
“Temos projetos de Iniciação Científica da Secti em parceria com a UEA e outras instituições sobre robótica educacional como instrumento de ensino, bem como outras atividades de popularização do conhecimento científico”, reforçou.
O encontro favoreceu um ambiente propício para a troca de ideias e experiências para o avanço científico e tecnológico no Amazonas.
Por: Decon Fapeam
Fotos: Érico Xavier/Fapeam