Fapeam recebe visita do diretor INDT para falar sobre revista técnico-científica


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu, ontem (5/8), a visita do coordenador do Comitê Editorial da Revista Técnico-Científica e do Instituto Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), Roberto Lavor, que apresentou informações sobre a Revista Técnica e Científica, que será lançada para a promoção do conhecimento científico e fortalecimento da rede de pesquisa e desenvolvimento no Amazonas.

Recebido pelas diretoras da Fapeam Márcia Perales Mendes Silva (Presidente) e Márcia Irene Mavignier (Técnico-científica), além das chefes de departamentos Ana Cláudia Maquiné (Acompanhamento e Avaliação) e Marlúcia Seixas (Comunicação e Difusão do Conhecimento), o engenheiro eletrônico e de telecomunicações e professor na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e presidente do Conselho Diretor do INDT, Roberto Lavor, falou das expectativas em relação à revista que deve ter inicialmente formato digital.

IMG_2400

Márcia Perales destacou a importância dos instrumentos de divulgação científica para popularizar a ciência e difundir o trabalho e estudos dos pesquisadores do Amazonas e lembrou das iniciativas da Fapeam neste sentido.

“Lançamos recentemente o quarto volume dos Portfólios Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas. Com essa nova edição chegamos a 200 projetos de pesquisas concluídas que estão nessas publicações. No âmbito da educação básica, lançamos também a Revista PCE 20 Anos: A chama revolucionária da ciência na educação básica no Amazonas, mais um instrumento que aproxima a ciência da sociedade, a partir da sua história e difusão do conhecimento científico”, ressaltou Márcia Perales.

Na oportunidade, o professor reforçou também a importância da divulgação de pesquisas e inovações desenvolvidas localmente, pois desempenha um papel fundamental na promoção do conhecimento científico e no fortalecimento da rede de pesquisa e desenvolvimento na região.

 “O grande desafio é tornar as publicações e informações acessíveis não só à comunidade acadêmica, mas também às empresas e trabalhadores do polo industrial, que consomem esse conhecimento”, comentou Lavor.

Durante a reunião, também foram discutidas possibilidades para a interação entre o avanço científico e soluções tecnológicas que possam beneficiar a sociedade, o ambiente e o desenvolvimento do Amazonas.

Por: Decon Fapeam

Fotos: Mateus Santos/Decon Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *