Fapeam reforça presença na área de CT&I ao integrar Conselho Superior do Ifam


A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales Mendes Silva, e a chefe do Departamento de Acompanhamento e Avaliação (DEAC) da instituição, Ana Cláudia Maquiné Dutra, tomaram posse, nesta quarta-feira (27/08), como membros do Conselho Superior do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), de acordo com a portaria nº 688/IFAM de 13 de maio de 2025.

A solenidade de posse foi realizada no Auditório Tauató, na sede da Fapeam, localizada no bairro flores, zona centro-sul de Manaus, e contou com a presença reitor do Ifam, Jaime Cavalcante Alves.

Na mesa de abertura, além das novas integrantes do Conselho e do reitor, estiveram presentes José Pinheiro de Queiroz Neto (representante dos servidores docentes do Conselho Superior do Ifam), Hedinaldo Narciso Lima (diretor técnico-científico da Fapeam) e Karen Vilany (a diretora administrativa-financeira da Fapeam).

Também estiveram presentes pelo Ifam, Leandro Amorim Galaceno, pró-reitor e membro do Conselho Superior, Clivânia Duarte de Sousa, representante dos servidores de técnicos-administrativos do Conselho Superior do Ifam e Rodrigues Fernandes Fonseca, coordenador geral de comunicação social e eventos da reitoria, bem como chefes de departamentos da Fapeam.

Posse Cons. Superior IFAM-160

Ao tomar posse, a diretora-presidente da Fapeam agradeceu o convite para integrar o Conselho Superior e ressaltou o potencial transformador dessa colaboração.

“Para nós, é um motivo de orgulho fazer parte do Conselho Superior do Ifam. Esperamos atender às expectativas por nossa parceria, pela importância do Conselho e pela capilaridade de nossas instituições. E essa é a ideia da parceria entre as instituições, porque já existe uma construção, uma relação histórica entre a Fapeam e o Ifam. E eu tenho certeza que agora vai ser mais forte, mais intensa e mais produtiva”, destacou.

Na oportunidade, ela ressaltou também os investimentos do Governo do Amazonas na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), com ênfase na linha de ação de Formação Sustentável de Recursos Humanos para CT&I, além do apoio para estimular uma maior participação feminina na liderança de projetos de pesquisa e nas ações afirmativas.

A conselheira recém-empossada, Ana Cláudia Maquiné, destacou a importância da atuação da instituição na transformação social por meio da educação, ciência e tecnologia, e ressaltou o compromisso com a construção de políticas públicas efetivas.

“Reconheço o papel estratégico que o Ifam tem na formação dos cidadãos na busca da inclusão social e no desenvolvimento tecnológico da região. Espero contribuir de forma muito atenta, sensível e com uma postura cooperativa. Acredito que a integração entre ensino, pesquisa e extensão é essencial para construirmos políticas sociais sólidas e transformadoras”, disse.

WhatsApp Image 2025-08-27 at 12.12.05

Durante seu pronunciamento, o reitor do Ifam afirmou que a Fapeam tem sido parceira da instituição desde 2010, contribuindo com ações de pesquisa, extensão, pós-graduação e apoiando inúmeros programas e projetos em Manaus e no interior do Amazonas.

Ele também comentou a importância da integração da Fapeam no Conselho Superior da instituição e como irá agregar nas ações do instituto no estado.

“A doutora Márcia Perales, juntamente com a mestre Ana Maquiné, vão trazer uma experiência de vida e profissional muito grandes em nossos projetos de ensino, de pesquisa, de extensão, de inovação e de empreendedorismo. É uma experiência que vai agregar no nosso Conselho. Levando a Fapeam para dentro do Conselho, nós estamos fortalecendo ainda mais esse laço de cooperação técnica” ressaltou Jaime Alves.

O Conselho Superior do Ifam é o órgão máximo do Instituto, com caráter consultivo e deliberativo, que observa na sua composição, o princípio da gestão democrática, na forma da legislação em vigor, e tem seus membros nomeados em ato do Reitor. Os mandatos são de dois anos, permitida uma recondução para o período imediatamente subsequente, excetuando-se os membros natos.

Por: Ana Kelly Franco/Decon Fapeam

Foto: Ayrton Lopes/ Decon Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *