Fapeam reúne com coordenadores e representantes dos INCTs do Amazonas para discutir formas de atrair investimentos para o Estado


Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 19, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), uma reunião com os coordenadores e representantes dos oito Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), do Amazonas, com a finalidade de discutir estratégias e possibilidades para financiamentos dos projetos que foram recomendados no edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com o diretor presidente da Fapeam, René Levy Aguiar, dos oito INCTs do Estado, apenas dois receberam financiamento do CNPq e Fapeam. Em reunião em Brasília, o presidente da Fapeam iniciou os acordos junto ao presidente do CNPq, Mário Neto Borges, e na ocasião foi discutida a possibilidade de contar com as parcerias do Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Defesa e Ministério da Saúde para o desenvolvimento de projetos estratégicos na Amazônia, envolvendo as áreas de fronteiras e questões de saúde e de conservação e uso sustentável da biodiversidade.

“Considerando que os seis projetos aprovados com méritos, mas sem apoio financeiro do CNPq, são relacionados à saúde e meio ambiente. Estamos bastante otimistas com a perspectiva de podermos incluir os INCT’s no âmbito dessa ação, para garantir o desenvolvimento dos projetos a partir desse ano no Estado do Amazonas”, afirmou René Levy.

REUNIÃO COORDENADORES E REPRESENTANTES DOS INCTs_-2

 

Reportagem- Ada Lima (Agência Fapeam)

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *