Fapeam reúne com instituições de ensino e pesquisa do Amazonas
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realizou na sexta-feira (19/03) reunião online com as instituições de ensino e pesquisa que tiverem cursos aprovados no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Parcerias Estratégicas nos Estados edital Nº 018/2020 para tratar as diretrizes das próximas etapas de execução do cronograma do edital.
Além da Fapeam, estiveram presentes na reunião diretores de pesquisa, coordenadores e discentes de cursos de Pós-graduação Stricto Sensu (PPGs) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade Nilton Lins (UniNilton Lins).
Durante o encontro foram destacados os seguintes pontos: cumprimento do prazo de requisição e implementações das concessões de bolsas de doutorado e pós-doutorado.
O PDPG, lançado em 2020, é uma parceria firmada entre a Fapeam e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com intuito de promover a capilarização das ações de formação de recursos humanos altamente qualificados, e assim fortalecer a pós-graduação e a pesquisa no estado. O programa apoia PPGs em consolidação em áreas prioritárias.
Em 2020, a Fapeam foi aprovada com êxito na seleção da chamada pública nacional da Capes. Todos os quatros projetos submetidos pela Fapeam foram selecionados e serão apoiados com bolsas da Capes e da Fundação, além de auxílio financeiro. São 84 bolsas, sendo 60 para modalidade de mestrado; 18 para doutorado; e 6 para pós-doutorado, distribuídas para os seguintes programas:
- 1) Programa de Pós-graduação em Aquicultura (PPGAQUI) – 29 bolsas (Fapeam: 9/ Capes:20)
- 2) Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos (PPGCTRA) – 16 bolsas (Fapeam:5/Capes:11);
- 3) Programa de Pós-graduação em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia (MPGAP)- 16 bolsas (Fapeam:5/ Capes:11);
- 4) Programa de Pós-graduação em Ciência Animal e Recursos Pesqueiros (PPGCARP) – 23 bolsas (Fapeam:7/Capes:16);
Por: Helen Melo