Fapeam reúne membros das câmaras de assessoramento para discutir atualização do Posgrad 2026/2027
Nesta sexta-feira (14/11), a direção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) reuniu-se, na sede da instituição, com representantes das Câmaras de Assessoramento Científico de Pesquisa e de Pós-Graduação.
Durante a reunião, a principal pauta abordada foi a Resolução do Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad) 2026/2027, destacando alguns tópicos, como: o resultado geral da edição anterior, bem como a implementação de bolsas, Auxílio-Pesquisa, Apoio Técnico e a Série Histórica do período de 2019 a 2025.
Na oportunidade, o diretor técnico-científico da Fapeam, Hedinaldo Narciso Lima, presidiu a reunião sobre as questões envolvendo a próxima resolução do Posgrad. Durante o encontro, foram coletadas sugestões consideradas essenciais para as instituições, buscando-se compreender quais atualizações seriam necessárias na resolução.
“A ideia da reunião foi ouvir os membros da Câmaras de Assessoramento Científico de Pesquisa e de Pós-Graduação da Fapeam sobre esse assunto, que é muito importante para as instituições. Ouvir sugestões para a atualização da resolução. As propostas construídas serão encaminhadas à presidência, para posteriormente serem avaliadas pelo Conselho Diretor”, explicou Hedinaldo Lima.
Panorama Geral da Edição 2025/2026
O Posgrad é um programa da Fapeam que objetiva apoiar a formação de recursos humanos altamente qualificados nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS), aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em Instituições de Pesquisa e Ensino Superior (IPES), de natureza pública, do Estado do Amazonas, por meio de recursos financeiros oriundos da dotação orçamentária da Fapeam.
Com o maior volume de investimento da história, totalizando quase R$ 32,4 milhões, a edição 2025/2026 do Posgrad concedeu 1.046 quotas de bolsas, sendo 752 de mestrado e 294 de doutorado, correspondendo a um aumento de 12% em relação à edição anterior (2024/2025).
Os 95 programas apoiados estão distribuídos entre cinco instituições de pesquisa, sendo três do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), seis do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), dez do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), 25 da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e 51 da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Câmaras de Assessoramento Científico
As Câmaras de Assessoramento Científico (Pesquisa e Pós-graduação) da Fapeam têm por finalidade apoiar a Fundação na avaliação de mérito de projetos de pesquisa científica, tecnológica, de inovação e de formação de recursos humanos; na proposição de mecanismos e instrumentos específicos de avaliação de programas e projetos financiados; e assessorar a Fundação quanto à formulação e implementação de sua política de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
Por: Diovana Rodrigues (Decon/Fapeam)
Fotos: Ayrton Lopes (Decon/Fapeam)





























