Fapeam reúne-se com representantes da UEA para discutir assuntos relacionados ao Posgrad e Paic
A direção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu, nesta sexta-feira (17/10), representantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), para tratar de assuntos relacionados ao Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad) e Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic).
Participaram do encontro pela Fapeam, o diretor-presidente em exercício, Hedinaldo Narciso Lima e os técnicos do Departamento de Acompanhamento e Avaliação (Deac), Solon Pessoa Godinho Neto e Carla Lorena da Costa Matos. Pela UEA, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Roberto Mubarac, as coordenadoras Jéssica Mie Takahashi (Pesquisa e Projetos Institucionais), Patrícia Melchionna, (Pós-Graduação Stricto Sensu) e as gerentes Lígia Trindade (Iniciação Científica e Tecnológica) e Vanessa Reis (Stricto Sensu).
Durante a reunião, foi discutida a importância do financiamento para a implementação de bolsas de Iniciação Científica e de Pós-Graduação. O remanejamento de recursos, estabelecimento de prazos para envio de documentos e a organização de dados referentes às bolsas também estiveram entre os temas abordados.
Apoio da Fapeam
Para o diretor da Fapeam, o encontro foi bastante produtivo e possibilitou conhecer as demandas da UEA.
“Esta foi uma reunião bastante proveitosa para alinhar as demandas da UEA com aquelas que são as demandas da Fapeam. O resultado foi bastante satisfatório, com encaminhamentos a serem realizados. Nosso balanço se mostra favorável, com a delineação de ações subsequentes”, destacou.
Patrícia Melchionna ressaltou a relevância de uma colaboração contínua dos pesquisadores com a Fapeam, para que seja possível atender a demandas específicas dos estudantes contemplados pelo Posgrad.
“É um programa fundamental da Fapeam que apoia a pós-graduação. Trouxemos algumas demandas gerais na tentativa de implementar 100% das bolsas, esse é o nosso projeto. A ideia agora é entendermos se vamos avançar nessas demandas, verificar se é possível atendê-las”, explicou.
Roberto Mubarak comentou sobre a parceria da UEA com a Fundação. “Hoje, quase 65% das bolsas que os nossos programas de pós-graduação recebem vêm da Fapeam. No Brasil, o trabalho da Fapeam é um dos mais significativos em relação a bolsas. Queremos alinhar as ações e, juntos, resolver algumas situações que por ventura aconteçam no percurso de implementação”, comentou.
Jéssica Mie Takahashi salientou a importância de colaborar diretamente com a Fapeam para o andamento de projetos de Iniciação Científica.
“Na nossa coordenação, a gente acompanha os projetos individuais dos pesquisadores e também o Programa de Iniciação Científica. A Fapeam apoia muito o nosso Programa, é a principal fomentadora das nossas bolsas, e o nosso objetivo é sempre aproveitar 100% da implementação da cota que a gente recebe”, afirmou.
Paic e Posgrad
O Paic é uma iniciativa da Fapeam que consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas. Já o Posgrad apoia estudantes, com bolsas de mestrado e doutorado e auxílio financeiro, as instituições sediadas no Estado do Amazonas que desenvolvem programas de pós-graduação Stricto Sensu credenciados pela Capes.
Por: Kevin Moraes (Decon/Fapeam).
Foto: Ayrton Lopes.