FAPEAM sai na frente e é pioneira na certificação da ISO 9001


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) deu um importante passo rumo à excelência na qualidade de seus processos, tornando-se a primeira FAP do país a ser recomendada para a certificação na norma ISO 9001:2008 pelo grupo internacional Bureau Veritas, líder brasileiro e mundial de certificações.

Segundo o diretor-presidente da FAPEAM, Odenildo Sena, o fato de se tornar a primeira a coloca numa posição privilegiada no cenário brasileiro e requer que a instituição esteja sempre em busca de aprimorar o sistema de qualidade. “Todos ganham com a certificação. Dos funcionários até os pesquisadores”, ressaltou.

Para a diretora técnico-científica, Patrícia Sampaio, a certificação é resultado de um esforço coletivo que assegura a eficácia da política de qualidade proposta pela Fundação. Garante também agilidade nas ações para satisfazer o seu principal cliente que é a comunidade científica. “Temos a responsabilidade de manter e melhorar nossos serviços”, destacou.  

Qualidade é o foco

/A certificação é a comprovação do grupo auditor de que a FAPEAM atende aos requisitos mínimos de qualidade previstos na ISO 9001:2008, tais como transparência nas informações disponibilizadas, colaboradores conscientes de suas funções e comprometimento com a instituição, somados ao bom relacionamento da Fundação com o seu público-alvo (pesquisadores, bolsistas e instituições de Ensino e/ou Pesquisa) e com seus fornecedores e prestadores de serviços.

A ISO 9001 consiste em uma norma que especifica os requisitos para a excelência no funcionamento de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ). É considerada como referencial em nível mundial. A versão mais atual é a de 2008.

De acordo com a auditora-líder do Bureau Veritas, Samantha Oliveira do Carmo, o ponto de maior destaque na FAPEAM foi o comprometimento das áreas na realização da auditoria. Além disso, a transparência nas informações fornecidas pelos colaboradores foi um dos pontos altos verificados nesse processo. “Isso é uma atitude  fundamental para a gestão da qualidade”, afirmou.

 

Ideia é implantar a ISO 9001 em mais instituições  

As certificações das instituições públicas estaduais fazem parte do Programa de Qualidade do Serviço Público Estadual (PQSPE), do Governo do Estado do Amazonas, que visa aplicar os bons princípios de administração por meio da implantação e manutenção de sistemas gestão de qualidade baseados na norma ISO 9001.

Segundo Elaine dos Santos Garcia e Silva, secretária do Comitê Técnico de Planejamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), oito instituições estaduais já receberam suas certificações e treze estão em processo de implantação. “Parabenizo a todos os colaboradores da FAPEAM que contribuíram para que a instituição fosse a nona a receber o certificado”, salientou.

 

Saiba mais sobre o Bureau Veritas Certification

 

O Bureau Veritas é um grupo internacional líder mundial e brasileiro em certificações dedicado à realização de serviços de avaliação de conformidade nas áreas de Qualidade, Segurança e Saúde Ocupacional, Meio Ambiente e Responsabilidade Social. Presente em 140 países, com mais de 700 escritórios e laboratórios, 24 mil colaboradores, incluindo auditores com ampla experiência, atende mais de 280 mil clientes em todo o mundo. Fundado em 1828, o Bureau Veritas é reconhecido pelos principais organismos nacionais e internacionais.

 

Carlos Fábio Guimarães – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *