Fapesp e Fapeam lançam primeiro edital em conjunto


O lançamento da primeira parceria entre as Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados do Amazonas (Fapeam) e São Paulo (Fapesp) ocorre na tarde de quarta-feira (10/6), em Manaus, durante o lançamento da 12a. edição da revista "Amazonas Faz Ciência", publicação de divulgação científica da Fapeam, no espaço cultural Thiago de Mello da Saraiva MegaStore, no Manaura Shopping.

O primeiro edital assinado entre as duas FAPs visa o desenvolvimento científico e tecnológico por meio de projetos inovadores, em todas as áreas do conhecimento, realizados em conjunto, durante dois anos, por pesquisadores e estudantes vinculados a instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, sediadas nos estados de São Paulo e do Amazonas.

O edital estará disponível a partir de quarta-feira (10/06), à tarde, no portal da Fapeam e da Fapesp. O recebimento das propostas será feito até 10 de setembro deste ano, com previsão de implementação dos recursos em março de 2010.           

Mudanças climáticas, uso da terra e manejo, interações entre a floresta e a atmosfera e os serviços ambientais que a Amazônia pode prestar para o Brasil e para o mundo são algumas das áreas temáticas abordadas pelo convênio que será assinado entre as FAPs. Serão investidos cerca de R$ 6 milhões na formação de cientistas e o fomento para a produção de conhecimento científico nos dois Estados. 

        

Segundo o diretor presidente da Fapeam, Odenildo Teixeira Sena, o convênio é um avanço para o Estado do Amazonas, uma vez que a Fapesp é a Fundação que mais investe em ciência e tecnologia no país. Além disso, ela está situada no Estado com maior capital intelectual, universidades, centros de inovação e institutos de pesquisa, além de ser a mais antiga agência de fomento do Brasil.

        

“Os pesquisadores locais têm obtido bons resultados nas pesquisas científicas. Todavia, para avançar ainda mais, é necessário firmar parcerias para melhorar a competência, laboratórios e infra-estrutura”, esclareceu Sena, lembrando ainda que o “namoro” entre as duas agências já dura um ano, mas a burocracia impediu que o acordo fosse fechado antes.

 

Lançamento em São Paulo – O edital terá dois lançamentos, um no Amazonas e outro durante o Fórum do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Ciência e Tecnologia (Consect), evento que será realizado em São Paulo, nos dias 18 e 19 de junho.  

 

Modalidade das propostas – Sena explicou que o financiamento se dará em duas modalidades. A primeira compreende a apresentação de propostas com objetivos comuns tanto pelo cientista amazonense quanto pelo paulista, ao mesmo tempo, às duas Fundações.

        

A segunda modalidade é para solicitação de recursos adicionais (auxílio pesquisa, projetos temáticos, jovens pesquisadores em centros emergentes, por exemplo), pela  Fapesp. No caso da Fapeam, intercâmbio entre pesquisadores envolvidos com projetos em andamento, com financiamento pelas duas partes. “Esta ação abre caminho para mobilidade entre os cientistas, que poderão viajar para trabalhos em outras instituições a fim de compartilhar experiências”, ressaltou Sena, que citou como exemplo os projetos dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), Programa Integrado de Pesquisa e Inovação Tecnológica  (PIPT) e o programa de Centros de Excelência (Pronex).

Luís Mansueto – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *