FCecon abre inscrições para a 6° edição da Jornada de Radiologia
A atividade acontecerá na sede da unidade hospitalar, das 8h às 17h30. Paralelo ao evento, profissionais da Fundação ministrarão o 1° Minicurso Teórico Prático Fast: Ultrassonografia do Abdômen Agudo
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realiza, no dia 9 de abril deste ano, a 6° edição da Jornada de Radiologia.
A atividade acontecerá na sede da unidade hospitalar, das 8h às 17h30. Paralelo ao evento, profissionais da Fundação ministrarão o 1° Minicurso Teórico Prático Fast: Ultrassonografia do Abdômen Agudo. As inscrições podem ser feitas na Diretoria de Ensino e Pesquisa.
Segundo o diretor-presidente da FCecon, Marco Antônio Ricci, a iniciativa faz parte de uma ampla programação desenvolvida anualmente, voltada à capacitação e reciclagem de profissionais da unidade, considerada referência no diagnóstico e tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental.
“Na prática, médicos, residentes, técnicos e profissionais da radiologia em geral, terão a oportunidade de se atualizar sobre as técnicas voltadas ao diagnóstico por imagem através da Jornada”, disse.
A gerente do Serviço de Imagenologia da Fundação, médica radiologista Sabrina Bianco, explicou que para a Jornada serão ofertadas 180 vagas. O minicurso terá 50 vagas disponíveis.
“A ideia é padronizar as técnicas de ultrassonografia em abdômen agudo, quadro clínico que pode ser originário de várias patologias, entre elas, o câncer”, disse.
As abordagens serão voltadas à oncologia. “O minicurso terá a duração de duas horas e será ministrado pelos cinco médicos residentes de Imagenologia e Diagnóstico por Imagem da Fundação, com o apoio de aparelhos para treinamento. Eles foram escolhidos por conhecerem e participarem da rotina hospitalar e, em especial, a do Serviço de Radiologia do hospital de referência. O curso é direcionado, exclusivamente, a médicos de várias especialidades, entre elas ultrassonografistas e radiologistas, além de acadêmicos de Medicina”, disse Bianco.
Os residentes fazem parte de uma das especializações lançadas pela instituição de forma pioneira no Estado. Entre os objetivos está padronizar os métodos, através de protocolo próprio criado pela FCecon para otimizar o serviço e aumentar a qualidade dos exames, facilitando inclusive a leitura para a emissão de laudos.
“Também estamos iniciando o 1° Curso de Aprimoramento em Técnicas Radiológicas da Fundação, que terá a duração de oito meses e aulas uma vez na semana. Começaremos a abordagem pela física da radiação e depois seguiremos para técnicas de exame, raio-x contrastado, tomografia computadorizada e finalizaremos com mamografia”, disse Sabrina Bianco.
Fonte: FCecon