FCecon divulga a lista dos selecionados no PAIC/FAPEAM


Foto:divulgação

Foto:divulgação

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), divulgou no último dia 17, a lista com os 41 acadêmicos selecionados para participar da 5ª edição do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) da instituição.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

A atividade, que recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM), tem por objetivo fortalecer a área científica, incentivando o ingresso de acadêmicos das mais diversas áreas no meio, e contribuindo diretamente para a melhoria da assistência em oncologia, já que a unidade hospitalar é referência no diagnóstico e tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental.

Os bolsistas iniciarão as pesquisas em agosto deste ano, com duração de 12 meses. Os trabalhos serão desenvolvidos dentro da FCecon, com o apoio de 12 doutores e 18 mestres, todos pesquisadores da unidade hospitalar.

Os projetos inscritos tiveram os temas relacionados às quatro linhas de pesquisa cadastradas pela instituição na plataforma do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). São elas: Bases biológicas e moleculares das neoplasias, Abordagens multimodais do câncer, Cirurgia oncológica e Oncologia cirúrgica.

Além da possibilidade de traçar o perfil do paciente em tratamento na instituição e novas condutas dentro do contexto da oncologia, os trabalhos serão apresentados, após a conclusão, em eventos de cunho científicos.

Os artigos finais serão publicados em revistas da área, uma exigência para a conclusão do processo. Desta forma, o material será compartilhado com outras instituições e com grupos de pesquisa de todo o mundo. Entre as especialidades abordadas nas pesquisas estão: imagenologia, urologia, ginecologia, radioterapia, entre outros.

A lista completa está disponível aqui 

Atualização profissional

A FCecon  promoveu, esta semana, mais uma ‘Quarta Científica’, atividade que objetiva trabalhar, por meio de encontros e palestras, a multidisciplinaridade da oncologia, além de promover a atualização profissional.

O evento aconteceu na sede do hospital e foi conduzida pelo médico anestesiologista, Mauro Araújo, que atua em Belém e veio a Manaus a convite da unidade hospitalar.

Araújo falou sobre a Dor em paciente oncológico e em pós-operatório em manuseio do Parecoxib – medicamento administrado em parte dos pacientes em tratamento na unidade hospitalar. As características do tratamento, bem como os efeitos colaterais e benefícios, foram alguns dos assuntos abordados pelo especialista.

Fonte: FCecon

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *