Feira de Ciências e Tecnologia destaca projetos do PCE


Projeto PCE Semed

Pesquisas nos segmentos tecnológico e alimentício recebem menção honrosa

Dois projetos do Programa Ciência na Escola (PCE), ação desenvolvida pelo Governo do Amazonas via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), foram homenageados durante a VI Feira de Ciência Tecnologia e Educação Ambiental promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento aconteceu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), no Parque de 10 de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus, na manhã da última sexta-feira (25).

Os projetos agraciados, um na área de alimentação e outro na área tecnológica, receberam medalhas, troféus e certificado em reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo do programa.

Um dos estudos agraciados foi o intitulado “Motor Stirling: Uma fonte Alternativa de Energia para Amazônia Rural”, desenvolvido na Escola Municipal Lucila Freitas, no bairro Colônia Santo Antônio, Zona Norte, em 2015. A ferramenta, que funciona à base de energia solar, foi desenvolvida pelos cientistas juniores Jhonrenner Gonçales, Vinicius Cruz, Carlesson Kallebe e Bianca Alves, todos do 9º ano do ensino fundamental.

“No momento que temos essa energia solar é possível aproveitar essa fonte para produzir calor e funcionar o motor. O produto serve para geração de energia e quem irá determinar o uso da máquina será o usuário. Por exemplo, o proprietário precisa de uma bomba de água, então vou usar meu motor para isso”, explicou o coordenador do projeto Cláudio Almeida.

O cientista júnior Jhonrenner Gonçales, 18, informou que essa é a primeira vez que participa de um projeto de iniciação científica. O estudante explicou que após o ingresso no PCE mudou seu olhar sobre a ciência e despertou seu interesse pelo campo da pesquisa. “O projeto é incrível, por meio dele aprendi mais sobre energia não apenas solar, mas eólica e hidrelétrica. Além de saber de que forma ela funciona para a população”, contou.

Sobre a menção honrosa, o professor da disciplina de Ciências Naturais, Almeida disse que o reconhecimento é fruto de um trabalho que já vem sendo construído ao longo de 4 anos. Ele ainda exaltou o envolvimento dos estudantes na atividade. “Os estudantes irão entrar no ensino médio estimulados no campo da pesquisa. Vários deles pretendem seguir carreira profissional na área de engenharias”, contou.

Outro projeto homenageado foi a “Horta na Escola”, desenvolvido na Escola Municipal Professora Marly Barbosa Garganta, localizada no Monte das Oliveiras, Zona Norte de Manaus.

De acordo com a coordenadora do PCE pela Semed, Betânia Corrêa, todos os projetos desenvolvidos no âmbito do programa são importantes, mas enfatizou que esses dois tiveram um destaque especial. Outro ponto que ela acrescentou é a importância do PCE na educação básica.

“O programa é um passo importante dentro da escola, pois incentiva desde educação básica os estudantes a abrirem a mente para o campo da pesquisa. E isso é algo que irá ajudar os alunos no futuro na elaboração de um projeto, em uma pesquisa de campo, entre outras atividades”, explicou.

Esterffany Martins – Agência Fapeam

Foto: Érico Xavier – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *