Fiam discute cobertura jornalística na Amazônia
O trabalho dos correspondentes das agências internacionais, a Amazônia real e a da mídia, o impacto da imagem da região no cenário mundial serão alguns dos temas discutidos no I seminário sobre cobertura jornalística internacional na Amazônia durante a quinta edição da Feira Internacional da Amazônia (Fiam 2009).
O evento que ocorrerá dias 26 e 27 de novembro será coordenado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas (SJPAM) e acontecerá nas salas 2 e 3 do Studio 5 Centro de Convenções.
O presidente do SJPAM, César Wanderley, disse que graças a parceria com a Suframa poderemos discutir a situação da cobertura feita pela mídia sobre a Amazônia.
“É importante ter consciência de que a imprensa tem servido tanto para mostrar ao mundo o que de fato ocorre na Amazônia, com todos os seus contrastes e especificidades, quanto para divulgar uma imagem distorcida e estigmatizada, muito distante da nossa realidade”.
O seminário contará com os painéis: a cobertura jornalística na Amazônia pelos correspondentes estrangeiros, a Amazônia real e a Amazônia da mídia, a produção jornalística brasileira sobre a Amazônia e o seu reflexo na imprensa internacional, o impacto da imagem da Amazônia no cenário mundial (Este painel contará com a participação do repórter fotográfico da Fapeam, Ricardo Oliveira, como debatedor).
Marcelo Vasconcelos – Agência Fapeam