FMT-HVD lança documentário sobre história da instituição


09/11/2012 – A Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Doutado (FMT-HVD) atua com assistência médica, ensino e pesquisa no Amazonas há mais de quatro décadas, mas grande parte da população não conhece sua história.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Esse cenário deve mudar após o lançamento do documentário ‘Pedro Teixeira 25′, que retrata pontos marcantes da trajetória da Fundação no combate e prevenção de doenças infecciosas e parasitárias no Amazonas.

O documentário foi idealizado pelos pesquisadores Marcus Lacerda, Marcus Guerra e pela diretora-presidenta da FMT-HVD, Graça Alecrim, há seis meses e foi produzido pela empresa Up Link, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I).

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/pedroteixeira.jpg“Partilhávamos do mesmo desejo de mostrar a cara da Fundação para a população de Manaus. Todos conhecem o Tropical como instituição e recorrem a nós para a solução de problemas de saúde, mas não conheciam a nossa história”, contou Lacerda.

O vídeo foi apresentado aos servidores nesta sexta-feira (09/11), durante cerimônia realizada no Auditório Dr. Luiz Montenegro, localizado na sede da FMT-HVD, em Manaus.

Lacerda esclareceu que a ideia do título ‘Pedro Teixeira 25′ surgiu a partir de uma conversa com os responsáveis pela UP Link, Danilo Egle e Marcos Tupinambá, e faz alusão ao endereço da FMT-HVD, localizada na avenida Pedro Teixeira número 25. “Qualquer pessoa que já utilizou os serviços da Fundação irá reconhecer e se sentir parte dessa história”, argumentou Lacerda.

História de luta

A diretora-presidenta da FMT-HVD, Graça Alecrim, ressaltou a importância do resgate histórico feito por meio do documentário e a participação de todos os servidores para que juntos continuem trilhando um caminho de sucesso.

“Em 26 minutos, buscamos retratar um pouco das nossas experiências e mostrar a cara da Fundação para o mundo. É um vídeo diferente, dinâmico, com o qual as pessoas irão se identificar”, disse Alecrim.

Alecrim adiantou que uma aluna do curso de História, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), está finalizando sua dissertação de mestrado que tem como foco resgatar as memórias da FMT-HVD desde a sua criação, em 1974.

“É um trabalho no qual nossas memórias estarão por escrito e no qual ela precisará contar com o depoimento de muitos servidores que ajudaram a fazer com que a Fundação chegasse ao nível de reconhecimento que tem hoje”, ponderou a diretora-presidenta.

O coordenador do documentário, o pesquisador Marcus Guerra, também salientou o resgate histórico que foi realizado para produção do vídeo e aproveitou para agradecer ao apoio dos servidores durante as filmagens.

“Sem memória, você não cresce porque sem ela, não tem um marco referencial. As pessoas se vão e a instituição fica, mas permanece com a marca de cada um”, disse Guerra.


Sobre o POP CT&I

O Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação – POP CT&I tem o objetivo de 
financiar a produção e distribuição de materiais educativos de CT&I e a realização de eventos de Popularização da Ciência.

Camila Carvalho – Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *