Fórum de C&T em Roraima reúne FAPs do Norte
O Estado de Roraima, por meio da Fundação Estadual do Meio ambiente, Ciência e Tecnologia (Femact) sediou, nesta segunda-feira, (01 /02), o Fórum Regional Norte de Ciência e Tecnologia, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
Segundo a diretora técnico-científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Patrícia Sampaio, que participou do evento, o objetivo foi promover a articulação das Secretarias de Ciência e Tecnologia com as FAPs do Norte do país, bem como organizar e sistematizar os procedimentos da próxima conferência regional, que acontece em Belém.
“É importante ressaltar que a FAPEAM é hoje a representante do Confap na região Norte e tem o maior interesse em fortalecer as ações de incentivo à pesquisa na região”, disse.
De acordo com o secretário executivo do Consecti, Alberto Peverati Filho, a Rede BioNorte, também discutida durante o Fórum, é formada por instituições que atuam com ciência e tecnologia, a fim de incentivar a formação de recursos humanos e o desenvolvimento científico e tecnológico que promova a aceleração do processo de desenvolvimento da Amazônia brasileira, com impactos socioeconômicos que resultem na melhoria da qualidade de vida da população da região.
Segundo a presidente da Femact, Luciana Surita, essa política de reuniões entre as FAPs busca a integração de competências entre as instituições para criar meios que resultem em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em ciência e tecnologia nos Estados da Amazônia Legal.
Ainda para este semestre, já estão programados outros eventos como a Conferência Regional em Belém (PA) e o Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá em Natal (RN) ambos no mês de março, além da Conferência Nacional, em Brasília no mês maio.
Outas informações no site do Confap e Consecti:
Kelly Melo e Ulysses Varela – Agência Fapeam