Fórum discute ações para elevar produção agrícola orgânica


Aconteceu nesta quinta-feira (03/12) o fórum “Desafios para a Agricultura Orgânica: propostas e políticas públicas”, que discutiu alternativas para aumentar a produção de gêneros alimentícios mais saudáveis e geração de renda para pequenos produtores.

Realizado pelo Inpa e pela Secretaria de Estado de Produção Agropecuária, Pesca e Desenvolvimento Rural (Sepror), em parceria com os Institutos de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam) e Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o fórum discutiu propostas de políticas públicas para apoio, estímulo e consolidação da produção agrícola orgânica no Amazonas. Ao final do encontro foi elaborada a “Carta de Propostas de Políticas Públicas”.

Durante a solenidade de abertura, no auditório da Casa da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), zona centro-sul de Manaus, a diretora técnico-científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Patrícia Sampaio, ressaltou a importância do evento para o setor, destacando a participação da Fundação em projetos de pesquisa para o desenvolvimento da área.

Sampaio explicou que o fórum faz parte do projeto “Práticas Agroecológicas para a Produção Sustentável de Alimentos, Validadas para Agrossistemas Familiares do Estado do Amazonas”, que conta com investimentos de cerca de R$ 129 mil do Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Políticas Públicas em Áreas Estratégicas (PPOPE), da FAPEAM. De acordo com ela, a intervenção do Estado por meio de suas instituições contribui para a construção de políticas públicas que fortaleçam esse tipo de atividade (produção agrícola orgânica). A diretora frisou, durante a solenidade de abertura do evento, que essa ação é fruto de programas de incentivo como o POPPE.

Em 2006, o programa aprovou 12 projetos nas áreas de turismo científico, educação, saúde, habitação popular, entre outros, no valor total de aproximadamente R$ 2 milhões. 

Sobre o PPOPE

O PPOPE tem como objetivo apoiar pesquisas que beneficiem a formulação e implementação de produtos, processos e inovações tecnológicas vinculados às Políticas Públicas do Governo do Amazonas. Os projetos são coordenados por pesquisadores vinculados às Instituições de Pesquisa e Ensino Superior (IPES) sediadas no Estado.

 

Camila Carvalho e Kelly Jhennifer – Agência Fapeam

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *