Fórum do Confap encerra mostrando novas oportunidades internacionais


Fórum Confap

Evento aconteceu no Maranhão nos dias 18 e 19 e a próxima edição será realizada em novembro, na FAP de Campo Grande (MS)

No encerramento do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), na última sexta-feira (19), no Maranhão, a anfitriã, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), apresentou programas e chamadas bem-sucedidas que realizou.  As áreas de conhecimento apoiadas foram as mais diversas, como Desenvolvimento Rural, Saúde e Esporte.

Em seguida, os presidentes conheceram experiências de diversas empresas que apoiam a Ciência, Tecnologia e Inovação. A Vale, por exemplo, mostrou as ações realizadas em parceria com as FAPs para promover pesquisas em rede.  A Parnaíba Gás, a Equatorial Energia e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) também fizeram apresentações. Carlos Eduardo Pereira, diretor de operações da Embrapii deu destaque para as redes de unidades e polos, presentes em 11 Estados, que têm mais de 120 projetos inovadores apoiados. “A ideia é que a relação entre indústria e universidade seja apoiada desde a pesquisa básica, e a Embrapii apoia os projetos até a etapa em que eles são absorvidos pelas indústrias”, disse.

Representantes do Conselho Britânico e do Fundo Newton, parceiros internacionais do Confap, também participaram do segundo dia de fórum. Claudio dos Anjos, diretor de Educação e Sociedade do Conselho Britânico, convidou o conselho das FAPs a se tornar parceiro do FameLab, ação do British Council no mundo inteiro que promove a capacitação dos pesquisadores para a comunicação científica por meio de competições. “O objetivo do FameLab é quebrar o paradigma de que o que é produzido na universidade não pode ser compartilhado com o público em geral”, disse o diretor. A vice-presidente do Confap, Maria Zaira Turchi, que assistiu à competição final do FameLab no Going Global em 2015, falou que essa proposta de parceria mostra o reconhecimento do sucesso da relação entre o Fundo Newton e o Conselho.

Diego Arruda, gerente do Fundo no Brasil, falou da importância em realizar levantamentos de resultados a curto prazo dos projetos apoiados pelo Fundo Newton, como impactos, políticas publicas e a exposição internacional  das FAPs envolvidas. Camila Almeida, também do Conselho Britânico, completou a apresentação, destacando a chamada Zika Vírus, em parceria com cinco FAPs e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além dos signatários da chamada, podem participar pesquisadores afiliados de outros 11 Estados onde a Fiocruz esteja presente, podendo receber apoio também das FAPs correspondentes.

O assessor de assuntos internacionais do Confap, Mário Neto Borges, completou as apresentações sobre parcerias internacionais falando do cronograma das chamadas – em andamento e a serem lançadas. Ao final das atividades, foi definida a agenda do Conselho: o próximo fórum deverá ocorrer no início de novembro, em Campo Grande (MS), sendo recebida pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).

Fonte: Confap

Foto: Confap

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *