Fórum Mundial de Sustentabilidade traz discussões sobre interesses do Amazonas na Rio+20


23/03/2012 – Preservação e sustentabilidade a favor dos povos da Amazônia. Foi essa a tônica que o governador Omar Abdel Aziz deu na solenidade de abertura do Fórum Mundial de Sustentabilidade, ocorrida na quinta-feira, 22 de março, no Tropical Hotel Manaus. Na ocasião, Aziz fez um apelo aos participantes para que o evento resulte em propostas concretas para aliar preservação e sustentabilidade em favor dos povos da Amazônia.

“Nós esperamos que depois deste Fórum, propostas para que o governo possa ajudar quem vive na floresta e depende dela para sobreviver sejam apresentadas”, disse o governador, que voltou a defender a necessidade de se criar compensação ambiental para quem preserva as florestas.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O governador do Amazonas falou ainda da necessidade de que o povo da Amazônia tenha voz na Conferência Rio+20, que acontece em junho no Brasil. “Por incrível que pareça a Rio+20 vai acontecer daqui há alguns meses e até agora não perguntaram ao povo do Amazonas, ao povo do Pará, do Acre, de Rondônia, ao povo da Amazônia, o que esperam da Rio+20. É uma discussão que não pode ser de cima pra baixo, tem que ser de baixo para cima”.

Na sua 3ª edição, o evento objetiva discutir temas sobre a preservação e a conservação dos recursos naturais e alternativas sustentáveis para o planeta. Organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), o Fórum Mundial de Sustentabilidade tem o apoio institucional do Governo do Amazonas, e tem encerramento neste sábado, 24 de março. Durante esses três dias, lideranças de vários segmentos discutem alternativas e modelos sustentáveis para o planeta. O evento é considerado uma prévia para os debates da Conferência Mundial de Sustentabilidade da Organização das Nações Unidas (ONU).

Este ano, as discussões estão voltadas para a Economia Verde, Rio+20, governança, desenvolvimento sustentável e humano, agricultura de baixo carbono, entre outras propostas de sustentabilidade para o planeta.

Segundo a diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Maria Olívia Simão, o Fórum Mundial é de grande importância para que os amazônidas possam se posicionar sobre as questões prioritárias para os que vivem e os que são responsáveis pela Amazônia.

“Como muitas das instituições e grupos de pesquisa do nosso Estado têm excelência na área ambiental, biodiversidade e conservação, muitas pesquisas financiadas pela FAPEAM abordam de forma direta ou tangenciam essa temática. De forma mais pontual e recente, no dia 21 de março último, lançamos com o governador Omar Aziz, o Edital JCA-AP com a oferta de R$ 600 mil para a realização de pesquisa com envolvimento de jovens e professores das escolas que se localizam nas UCs e Terras Índigenas, com pesquisadores que tenham o interesse de realizar pesquisas na área ambiental e socioeconômica relacionadas com a gestão dessas áreas protegidas”, afirmou.

O que podemos esperar da Rio+20

Durante a programação desta quinta, 22 de março, o diretor-executivo da Rio+20, Brice Lalonde, apresentou a palestra ‘O que podemos esperar da Rio+20’ em, dentro desse contexto, houve questionamentos sobre as expectativas do Amazonas com relação aos temas que ainda intrigam a população de modo geral, como por exemplo, a energia renovável, conhecimento e a recuperação dos recursos naturais, e de que forma essa energia pode ser utilizada.

Para Lalonde, há necessidade de um novo código financeiro para confrontar a crise financeira mundial, pois a partir de uma negociação compatível iluminada pelas questões ambientais será possível um mundo melhor. “Com o estudo das cidades, a partir de modelos diferenciados, moldados conforme a realidade de cada uma delas é possível planejar a ocupação das terras no ambiente urbano, fazendo disso uma forma de negócio, trazendo melhorias por meios de construções inteligentes”, disse.

Sobre o evento

Realizado anualmente, o Fórum Mundial de Sustentabilidade reúne cerca de 900 líderes empresariais, autoridades, políticos e ambientalistas, e tem por objetivo discutir a sustentabilidade econômica, ambiental e social. O evento é realizado pela XYZ Live e promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), com o apoio do Governo do Amazonas.

O fórum visa difundir práticas e mecanismos bem-sucedidos de desenvolvimento sustentável na Amazônia e no mundo, demonstrar o valor econômico e ambiental da floresta e suas implicações para a região e o mundo, e criar um compromisso político e empresarial com o desenvolvimento sustentável do planeta.

Confira aqui o site do evento.

Sebastião Alves – Agência FAPEAM

Com informações da Agecom

Veja mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *