Fórum Nacional Confap/Consecti


A primeira reunião de 2009 dos Conselhos Nacionais dos Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) começa amanhã, em Curitiba, Paraná. Entre os assuntos a serem abordados no fórum conjunto, que acontece até a sexta-feira (3), estão a inovação tecnológica em tempos de crise, a formação de núcleos de excelência e a subvenção econômica às empresas e grupos científicos.

O diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Odenildo Sena, participa do encontro junto com demais coordenadores estaduais de FAPs. “É uma oportunidade para debatermos não apenas questões nacionais, mas também de âmbito dos Estados”, afirmou.

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Marco Antonio Zago, além do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, Luis Manuel Fernandes, também participam do fórum. No primeiro dia, Zago irá destacar questões relativas ao Programa de Formação de Núcleos de Excelência (Pronex); Fernandes tem como meta enfatizar as subvenções ao setor produtivo.

De acordo com Sena, o segundo dia será voltado a deliberações pontuais no que tange à nova administração do Confap, agora presidido por Mário Neto Borges. “Serão discutidos itens internos, referentes à condução do Conselho”, enfatizou. “Apesar disso, é nesse dia que dados mais específicos sobre demandas de FAPs de cada um dos Estados que compõem o Conselho tenderão a ser postas em análise”, destacou.

A reunião das diretorias regionais das Fundações de Amparo à Pesquisa também será efetivada no encontro em Curitiba. Odenildo Sena, que é presidente regional do comitê das FAPs do Norte, destacou que as ações realizadas no Amazonas, Pará e Tocantins, ao longo dos últimos anos, serão avaliadas nesta sexta-feira.

Renan Albuquerque – Agência Fapeam
               

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *