FUCAPI é homenageada na Assembleia Legislativa pelos seus 32 anos


27/02/2014 – Ao atingir 32 anos de atuação no Amazonas, a Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI) recebeu uma homenagem Cessão de Tempo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) por meio da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação nesta quarta-feira (26/02). A solenidade foi uma iniciativa do deputado estadual José Ricardo Wedling (PT) e contou com a presença de deputados e de líderes e colaboradores da Fundação.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Niomar Pimenta, diretor do Deped, durante discurso na plenária da Aleam (Foto: Alberto César Araújo/Aleam)

Niomar Pimenta, diretor do Deped, durante discurso na plenária da Aleam (Foto: Alberto César Araújo/Aleam)

O diretor do Departamento de Educação (Deped) da FUCAPI, Niomar Pimenta, que esteve na solenidade representando a diretora-presidente Isa Assef, destacou a relevância deste momento de reconhecimento público para a instituição que tem vanguarda nas iniciativas nessa área. “Temos marcos importantes associados a nossa história. Nossa atuação em Educação e Tecnologia é a nossa marca”, afirmou.

Segundo Pimenta, várias foram as ações da Fundação desenvolvidas ao longo dessas décadas em prol do desenvolvimento da região e o avanço tem sido contínuo e consistente. “Chegar até aqui é resultado de um esforço coletivo, superando obstáculos, mas também, com inúmeras conquistas das quais nos orgulhamos e que nos transformam em uma instituição de excelência, formando competência local para o desenvolvimento da Amazônia”, frisou em seu discurso na plenária da Assembleia.

O presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação, deputado José Ricardo (PT), autor da homenagem, enalteceu o trabalho da instituição para o desenvolvimento do . “A FUCAPI é uma instituição que foi crescendo muito nas áreas de tecnologia, inovação e educação e contribui significativamente para o Amazonas”, disse.

Para José Ricardo, o momento de discussão da prorrogação da Zona Franca de Manaus (ZFM) é propício para que o Governo do Estado promova a ampliação dos incentivos e recursos financeiros às instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação, como uma alternativa econômica para o Amazonas.

FUCAPI-BELÃO-300x199

Diretor do Detec/Fucapi, Eduardo Nakamura, deputado José Ricardo, deputado Berlamino Lins, Representante da Fieam, Simônica Sidrim e diretor do Deped/Fucapi, Niomar Pimenta (Foto: Alberto César Araújo/Aleam)

O deputado frisou que a presença dos representantes da FUCAPI, na Assembleia, não foi somente para prestar a homenagem, mas também para incentivar a Casa a discutir políticas públicas para a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) como alternativa à ZFM. “É primordial que haja o fortalecimento de instituições que contribuem com o crescimento do Estado, que fomenta a pesquisa, inovação, trazendo com isso, melhores perspectivas econômicas e sociais à população”, disse.

Desenvolvimento regional

Na oportunidade, o deputado Luiz Castro, falou em nome do plenário, destacando a importância estratégica da Fundação para o desenvolvimento regional por meio da inovação e tecnologia. “Nós debatemos muito a prorrogação da Zona Franca e a Fucapi é uma das poucas respostas efetivas que tivemos até então para ajudar a construir uma capacidade local de tecnologia. Temos carência enorme no desenvolvimento de tecnologias utilizadas efetivamente para dar competitividade a nossa economia com focos na sustentabilidade”, afirmou.

A representante da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Simônica Sidrim, presente na solenidade, ressaltou que este foi um reconhecimento oportuno e importante pelo trabalho que a FUCAPI desenvolve em prol da tecnologia e inovação e principalmente pelo desenvolvimento sustentável da região. “A FUCAPI tem relevância regional, pois trabalha a capacitação técnica e tecnológica das pessoas que é uma necessidade proeminente no nosso Estado. Temos o Polo Industrial cuja tecnologia é de ponta e necessita de mão de obra qualificada e a Fundação comunga com os objetivos e missão do sistema Fieam. Desse modo, temos a oportunidade de somar esforços para atender as necessidades das indústrias locais”, declarou.

Fonte: Cristiane Barbosa, Agência Fucapi com informações da Assessoria do Deputado