Fundação Alfredo da Matta apresentará resultados de pesquisas de iniciação científica


Fachada_FUAMA Fundação Alfredo da Matta (Fuam), vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), comemora neste mês de agosto 60 anos de criação. Uma programação especial foi criada, que incluirá a apresentação de resultados de pesquisas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Iniciação Científica (Paic).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

De acordo com o diretor-presidente da instituição, Helder Cavalcante, a programação terá início neste sábado (22), com um mutirão de atendimento, que será levado ao bairro Jorge Teixeira, na zona Leste da Cidade.

“Optamos por começar com esta ação, voltada para a comunidade, para reiterar o compromisso da instituição, que há seis décadas se dedica a prestar atendimento de qualidade, altamente especializado e sempre atento às necessidades dos usuários dos nossos serviços”, destacou Cavalcante.

O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, destaca o papel da instituição nas ações desenvolvidas pelo Estado, principalmente, no enfrentamento à Hanseníase. Durante décadas o Amazonas liderou o ranking dos estados brasileiros com o maior número de casos da doença. Em 2013, conseguiu sair do grupo das áreas hiperendêmicas da infecção. Em 2014, fechou o ano já em 18% lugar no ranking, afastando-se cada vez mais dos primeiros colocados.

“A Fuam, que também tem papel estratégico nas ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis é reconhecida internacionalmente pela expertise acumulada no combate à Hanseníase, atuando como instituição capacitadora de profissionais de saúde, de vários países das Américas, nessa área”, ressaltou Pedro Elias.

PROGRAMAÇÃO

O mutirão de atendimento programado para sábado (22), vai acontecer das 8h às 15h, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freira, que fica na Avenida Itaúba, s/n, próximo à Feira do Produtor. A atividade vai incluir exames de pele, testes rápidos para Sífilis e HIV (incluindo aconselhamento dos pacientes que realizarem o exame), além de palestras educativas. A ação vai mobilizar médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de laboratório e técnicos em dermatologia.

PAIC

Na quarta e na quinta-feira (26 e 27), acontece a programação científica, na sede da instituição. Na quarta, das 8h às 16h, no auditório da Fuam, acontece a apresentação dos projetos de pesquisa realizados por acadêmicos do Programa de Iniciação Científica (PAIC 2014-2015). Serão apresentados os resultados de 12 projetos de pesquisas.

Na quinta-feira, a partir das 8h, será a vez da ‘VI Jornada Científica’, que reunirá o corpo clínico, os médicos residentes e acadêmicos bolsistas do PAIC, numa rodada de palestras sobre temas como “Hanseníase – manejo clínico dos casos”, “Infecções Sexualmente Transmissíveis – aspectos clássicos”, “Câncer de pele não melanoma”, “Psoríase – aspectos clínicos e epidemiológicos”, “Leishmaniose mucosa e visceral”, entre outros.

FONTE: Secom

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *