Fundação Cecon realiza avaliação de trabalhos de iniciação científica


13/03/2014 – Um estudo realizado na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) pretende avaliar o perfil epidemiológico dos pacientes atendidos pelo Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Fundação de 2012 a 2013. Os resultados ajudarão na elaboração de estatísticas que norteiem futuras pesquisas na área.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Ao longo do trabalho serão analisados ainda a relação entre o tabagismo, o câncer bucal e as neoplasias malignas de cabeça e pescoço. As informações fazem parte do projeto de pesquisa intitulado ‘Perfil de atendimento do departamento de cirurgia de cabeça e pescoço em um hospital de referência em câncer no Amazonas, no período de 2012 a 2013’. O levantamento está sendo feito desde 2013 pela acadêmica de medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Gabriela Dias Dutra, na FCecon.

As apresentações encerram nesta quinta-feira (13). A expectativa é de que 39 projetos de pesquisa sejam avaliados (Foto: Divulgação)

As apresentações encerram nesta quinta-feira (13). A expectativa é de que 39 projetos de pesquisa sejam avaliados (Foto: Divulgação)

Gabriela Dutra faz parte do grupo de 39 acadêmicos que realizam pesquisas na FCecon e que recebem aporte financeiro do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic).

Nesta quarta-feira (12), Dutra fez a apresentação parcial do trabalho e expôs os objetivos da pesquisa. Durante a apresentação, realizada no auditório da FCecon, ela destacou detalhes sobre o câncer bucal e a relação do tabagismo com as neoplasias malignas de cabeça e pescoço. Segundo Dutra, a avaliação do perfil epidemiológico será feita a partir da análise de prontuários e da incidência de determinados tipos de câncer em pacientes atendidos pela FCecon.

Apresentações

A apresentação faz parte da primeira avaliação parcial dos projetos. Na quarta-feira, os 20 trabalhos apresentados foram avaliados pelos doutores Ivan Tramujas e Michele Bairronuevo, ambos da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT/HVD); e Miharu Maguinoria Matsuura Matos e Tatiana Libório, ambos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

As apresentações encerram nesta quinta-feira (13). A expectativa é de que mais 19 projetos de pesquisa sejam avaliados. Os relatórios parciais devem ser entregues à Diretoria de Ensino e Pesquisa na próxima quinta-feira (20).

Na avaliação do diretor-presidente da FCecon, o pneumologista Edson de Oliveira Andrade, a ampliação das pesquisas em oncologia fortalece a área científica. Ele disse que este tipo de iniciativa consolida o hospital como uma instituição robusta na área de Ensino e Pesquisa, que busca estudar as inovações tecnológicas na área da saúde e estimula as novas gerações. “Os resultados refletem diretamente na melhoria da assistência ao paciente, nosso principal objetivo, uma vez que fazemos parte da unidade de tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental”, ressaltou.

Para a diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Luz Torres, esta primeira avaliação é importante para que os projetos possam passar pelas adequações necessárias antes da continuidade das pesquisas.  Ela pontuou que, futuramente, os resultados dos estudos poderão gerar propostas para a melhoria dos serviços na instituição.

Sobre o PAIC

O programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.

Agência FAPEAM,

com informações da assessoria da FCecon