Fundação Hospital Adriano Jorge realiza seminário de avaliação de projetos de iniciação científica


A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) deu início, nesta quarta-feira (6), ao seminário de avaliação de projetos do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic/FHAJ) de alunos da área de saúde. A previsão é de que 70 estudantes apresentem os resultados de suas pesquisas, que contaram com o apoio do governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). As apresentações prosseguem até amanhã (8), de 8h às 18h, no auditório Dr. Juarez Klinger do Areal Souto.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Em 2013, foram disponibilizadas 70 bolsas de iniciação científica a graduandos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), os quais farão a apresentação dos resultados finais dos projetos. Para o chefe de Departamento de Pesquisa da FHAJ, Geraldo dos Anjos, o apoio da FAPEAM foi importante para o desenvolvimento de pesquisas no Hospital. “As pesquisas servirão para apontar um atendimento melhor, não só na FHAJ, mas no Estado, além de desenvolver e melhorar o ensino nas universidades”, destacou.

Apresentações

Conforme os organizadores, foram programadas 14 apresentações por turno. Entre elas estava a do estudante de Medicina da UEA Renan Danilo Rocha. Sob a orientação do médico especialista em Reumatologia, Domingos Sávio Nunes de Lima, o estudante apresentou o projeto ‘Prevalência de síndrome do anticorpo antifosfolípide (SAF) em pacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico acompanhados no ambulatório Araújo Lima’.

Durante a pesquisa, que durou um ano, o estudante analisou 550 prontuários, nos quais identificou que 6% dos pacientes foram identificados com a síndrome do anticorpo antifosfolípide (SAF). “Embora tenha encontrado um percentual menor do que a literatura relata (entre 10 e 40%), chegamos à conclusão de que essa prevalência está sendo subestimada”, disse Rocha.

Segundo o estudante, a SAF possui um grande potencial de morbi-mortalidade, que se deve ao fato de desenvolver eventos como acidente vascular encefálico e trombose venosa profunda, que podem atingir a circulação pulmonar ou cerebral. “A relevância está em conhecer a prevalência da síndrome na população e tomar medidas de profilaxia para que o impacto não chegue a causar a morte do paciente”, relatou.

Ao longo do seminário também estão previstas as apresentações dos projetos: ‘Perfil epidemiológico e clínico da vítima do trauma no Estado do Amazonas’; ‘Síndrome de Fournier: manejo da evolução clínica, laboratorial e histopatológica’; ‘Avaliação de pacientes obesos submetidos à cirurgia bariátrica na Fundação Hospital Adriano Jorge’; e ‘Avaliação do tempo de isquemia dos órgãos em transplante renais realizados em Manaus-AM’.

Sobre o Programa

O PAIC/FHAJ/FAPEAM tem o objetivo de disseminar o conhecimento científico por meio do envolvimento do processo de investigação científica, proporcionando um pensamento crítico-analítico e o aprimoramento de habilidades em alunos da graduação, além de oferecer aos estudantes a experiência prática e o desenvolvimento de habilidades em pesquisas.

 

Raiza Lucena – Agência FAPEAM

Edição Luís Mansuêto

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *