Fundaj destaca o papel da instituição na área de divulgação científica
30/07/2012– A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), instituição sediada no Recife (PE), vencedora da 32ª edição do Prêmio Nacional José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica 2012, participou da programação científica da 64ª Reunião Anual da SBPC, realizada em São Luís (MA) na última semana. Representantes da instituição participaram de uma conferência sobre `A divulgação Científica no Nordeste e o Papel da Fundaj’’.
A apresentação, feita pelo dirigente da Fundaj, Fernando José Freire, tratou sobre os trabalhos realizados pela intituição na área de divulgação científica, além da importância de receber uma premiação nacional. “É a primeira vez que a Fundação recebe esse prêmio. Ganhá-lo foi muito importante, pois ele representa o reconhecimento de um trabalho de 63 anos”, revelou.
A instituição ganhou o Prêmio Nacional José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, considerado um dos mais importantes na área de divulgação científica do país, promovido, anualmente, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A premiação em 2012 foi atribuída a personalidades e instituições que contribuem para a formação de uma cultura científica e por tornar conhecidas do grande público a Ciência, a Tecnologia e a Inovação.
Freire destacou os sete itens que foram apresentados para a conquista do prêmio. Entre os produtos e atividades desenvolvidas pela a Fundaj estão: revista on line Coletiva, editada pela Diretoria de Pesquisa, o Portal Pesquisa Escolar on Line, o Engenho Massangana, o Museu do Homem do Nordeste, a Editora Massangana, a Massangana Multimídia Produções e as atividades desenvolvidas nas edições anuais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Sobre a SBPC
Anualmente, a SBPC realiza diversos eventos, de caráter nacional e regional, com o objetivo de debater políticas públicas de C&T e difundir os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento. Por meio das Secretarias Regionais, são realizadas ainda outras atividades de difusão científica. A entidade também contribui para o debate permanente das questões relacionadas à área por meio de diversas publicações.
Para acessar o site da Fundaj, clique aqui,
Redação: Esterffany Martins
Edição: Ulysses Varela – Agência FAPEAM