Gargioni apresenta CONFAP em conferência internacional
05/05/2014 – O presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Sergio Gargioni, fez uma palestra no dia 30 de abril, durante o Going Global 2014, conferência anual do British Council, promovida em Miami (EUA). Sua apresentação tratou da estratégia da inovação no Brasil para promover crescimento e economia, além dos projetos nacionais e do papel do CONFAP. O evento reuniu especialistas em educação superior do mundo todo, entre ministros de educação, reitores, líderes políticos, acadêmicos e gestores de instituições de ensino.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Foi discutido no evento como a internacionalização da educação superior influencia a estrutura dos sistemas nacionais de educação e inovação. Outro objetivo da conferência é a reflexão sobre a relação entre a formação de talentos nos países dos participantes e a necessidade de incluir todas as camadas da sociedade na educação superior. Também foram abordada quais as iniciativas para resolver esse problema e como elas ajudam no desenvolvimento social e diversificado desses talentos nacionais.
Ainda estiveram em pauta assuntos como sistemas de inovação globais e nacionais (indústria e universidades), como eles funcionam juntos e de que forma podem contribuir para o crescimento dos países.
No primeiro dia de conferência, 29 de abril, houve workshops e sessões de pré-conferência, antes da abertura do plenário e da conferência principal às 15h30, horário local. A palestra mais comentada nas redes sociais foi do sueco Hans Rosling, professor de Saúde Internacional no Instituto Karolinska, uma das maiores universidades médicas da Europa.
No segundo dia, 30 de abril, a programação começou às 8h, com discussões sobre a língua inglesa como meio de instrução e seus desafios globais desta década, a tensão entre a qualidade da educação e o acesso a ela na América Latina, a solução para a democratização da educação e a revolução das práticas pedagógicas através dos Massive Open Online Courses (MOOCs – Cursos Massivos Abertos e Online).
Outro tema em pauta neste dia foi o modelo brasileiro estratégico de inovação e pesquisa, do qual participaram o presidente do CONFAP; Sergio Gargioni; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva; o vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, Hernán Chaimovich, e a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Bonciani Nader.
No terceiro dia o assunto principal das apresentações foi a cooperação internacional, a educação internacional e os intercâmbios. A cerimônia de encerramento aconteceu às 16h30.
Na delegação do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa estavam, além do presidente, Maria Olívia Simão, diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM); Maria Zaíra Turchi, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG); Mario Neto Borges, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG); e Ruy Garcia Marques, presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Fonte: Jéssica Trombini / Assessoria do CONFAP