Geografia Urbana e Ensino Inclusivo são alvo de discussões em encontro
22/05/2012 – Com o tema Amazônia: cidades (in)certezas e possibilidades, o Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Campus Parintins sediará, entre os dias 28 de maio e 1º de junho de 2012 o 1º Encontro Regional de Geografia Urbana e Ensino Inclusivo de Geografia na Amazônia (Egueam).
O Encontro surge da necessidade de um diálogo entre pesquisadores da Amazônia num espaço que comporte reflexões e debates sobre a produção e reprodução do espaço urbano e o ensino inclusivo de Geografia com questões tais quais: O que é o Urbano na Amazônia? O que se ensina em Geografia na Amazônia? e O que se discute sobre ensino de Geografia na Amazônia?
Nas últimas décadas a Amazônia tem recebido maior atenção frente às questões ambientais que envolvem a preservação dos seus recursos naturais. Entretanto, ao se falar em Amazônia pouco se discute quanto à produção e reprodução espacial de suas cidades. Dessa forma, limita-se o entendimento dessas cidades que, de maneira ainda pouco explorada, cumprem um papel determinante no ordenamento territorial regional. Pensar as cidades amazônicas pressupõe que se considerem seus sistemas econômicos, políticos e sociais. Essa tríade é a chave para o início de reflexões capazes de ajudar a promover o desenvolvimento alternativo da região e ajuda a entender o urbano ali contido.
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A análise da paisagem urbana pode ser o caminho para um importante entendimento espacial da problemática urbana considerando aspectos de forma e conteúdo. Da mesma maneira, tais análises dialogam com a forma como se ensina nas escolas sobre a Amazônia e as múltiplas geografias existentes a partir dos conceitos e das categorias. Nesse sentido, o evento busca pautar tais problemáticas num amplo debate que comporte tanto a difusão do conhecimento quanto as articulações político-institucionais que sustentem a ideia de um fórum cuja perenidade, fomentada por meio da possibilidade de levar as próximas edições do Evento para outras instituições da região, garanta a maturação de questões ainda caras à pesquisa geográfica na Amazônia como o urbano e o ensino.
O Egueam será composto de cinco eixos temáticos: Rede Urbana na/da Amazônia; Planejamento, Gestão e produção do espaço urbano; Cidades e ambiente; Cartografia escolar e Ensino de Geografia escolar tendo como participantes os doutores Saint- Clair Cordeiro da T. Júnior (UFPA),Dra. Amélia Regina Batista, Paola Santana (Ufam), Vitor Ribeiro Filho (UFU), José Aldemir de Oliveira (Ufam), Lívia de Oliveira (Unesp), Regina Almeida (USP), Ismail Barra Nova de Melo (Ufscar) e mestres Marcel Padinha (UFPA – Campus Altamira), Marcos Castro de Lima (Ufam), Isaque dos Santos Sousa (UEA) e Luiza Guglielmini (Cepam).
Fonte: Ascom Egueam