Gestores de C &T do País discutem rumos do setor para os próximos anos


30/11/2010 – Os dirigentes de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) de todo o País estarão em Fortaleza (CE), nos dias 2 e 3 de dezembro,  com o objetivo de discutir as perspectivas para a área nos próximos quatro anos. Eles participarão do  Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e dos Secretários Municipais de CT&I.

O ministro Sérgio Rezende e o secretário executivo Luiz Antônio Elias, do Ministério da Ciência e Tecnologia, estarão presentes no Fórum Nacional para fazer um balanço das atividades na área de CT&I durante o Governo Lula e apontar os rumos para os próximos anos, juntamente com os secretários estaduais de CT&I. Na oportunidade, também estarão presentes os presidentes da CAPES, Jorge Guimarães; do CNPq, Carlos Aragão; e da FINEP, Luís Fernandes; que vão proferir palestras sobre Ciência, Tecnologia e Educação Superior.

Para o secretário estadual de Ciência e Tecnologia e diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Odenildo Sena, que participará do evento, um encontro com a participação das principais autoridades dentro do Fórum Nacional é algo novo. “Nós da área de C&T estávamos acostumados a trabalhar o imediato, apesar de termos o Plano Nacional de C&T para 11 anos. A partir deste Fórum vamos começar a nos planejar para os próximos quatro anos”, destacou.

Sena comentou, ainda, que está otimista, pois o trabalho desenvolvido nas áreas de Ciência e Tecnologia nos últimos anos se consolidou, e isso aponta para uma continuidade do fortalecimento da cultura de C&T no país. “A sociedade já compreendeu que os investimentos na área são fundamentais para o desenvolvimento do País”, afirmou.

Pesquisas sobre Tuberculose

/Durante o Fórum em Fortaleza, os presidentes das fundações de amparo à pesquisa dos Estados do Amazonas (FAPEAM), Minas Gerais (Fapemig) e Rio de Janeiro (Faperj) vão se reunir para oficilizar o início das atividades do Programa Temático Conjunto em Diagnóstico da Tuberculose, que vai envolver os três estados.

O programa já tem assegurados recursos financeiros da ordem de R$ 6 milhões, divididos igualmente entre as três FAPs, com a expectativa de que esse montante cresça com um aporte eventual de recursos por parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).


Compartilhamento de recursos

Para Sena, além de ser uma experiência nova de compartilhamento de recursos e conhecimentos sobre um problema de saúde pública específico, o Programa marca o início de um desafio para o fortalecimento das ações contra a tuberculose no país, principalmente no Amazonas e no Rio de Janeiro onde o número de casos da doença preocupa.

“Ao invés de trabalharmos sozinho, nós fomos buscar parceiros para tratar da questão da tuberculese que é muito séria no Brasil. Temos esperança que  com estes investimentos tenhamos melhores resultados sobre a redução da incidência da doença nestes três estados”, destacou.

Tuberculose no AM

De janeiro a outubro deste ano, foram notificados 1.762 novos casos de tuberculose no Amazonas, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. No mesmo período do ano passado, o número foi de 1.859. A leve queda no número de notificações não reflete uma real diminuição de casos.

A tuberculose é uma infecção causada por um micro-organismo chamado (Mycobacterium tuberculosis), também conhecido como bacilo de Koch. A doença geralmente afeta os pulmões, mas pode também atingir outros órgãos do corpo, mesmo sem causar dano pulmonar.

Livro Azul

Outro destaque esperado durante o Fórum é a apresentação do Livro Azul, com a síntese e resultados da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O documento, elaborado em parceria com diversos setores da sociedade, balizará as políticas de CT&I para os próximos anos.


Serviço

Evento: Fórum Nacional

Data: Dias 02 e 03 de dezembro de 2010

Hora/Local: Abertura: 9h Local: Hotel Praia Centro – Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Praia de Iracema – Fortaleza – CE

 

Ulysses Varela – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *