FAPEAM fomenta inovação em Micro e Pequenas Empresas do Amazonas


 26/04/2014 – Durante a abertura da Feira do Empreendedor promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM), na noite de quinta-feira (24), no Clube do Trabalhador do Serviço Social da Indústria (Sesi), o governador do Estado, José Melo e o secretário de fazenda , Afonso Lobo, estiveram presentes  no stand da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) conhecendo produtos inovadores desenvolvidos com investimentos disponibilizados pelos programas de subvenção econômica à micro e pequenas empresas da FAPEAM/FINEP.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

A Diretora Administrativo-Financeira da FAPEAM, Severina de Oliveira dos Reis, entregou ao governador José Melo, uma garrafa de Vinho de Cupuaçu produzido pela Empresa Oiram. Este é um dos produtos fomentados pelo programa PAPPE Integração da FAPEAM/FINEP e que já está nas prateleiras disponível para consumidores que apreciam produtos de sabor regional elaborados com alta tecnologia.

Em seu discurso, o governador destacou a necessidade de ações coletivas, para o incentivo a micro e pequenas empresas e a ação de instituições como a FAPEAM e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) que  atuam no financiamento da inovação e na realização decursos técnicos e de especialização para os empreendedores, o que facilita e amplia a oportunidade de desenvolver produtos e processos inovadores e o acesso ao crédito aos micro e pequenos empresários. “O nosso Governo está presente com a intenção de ser um facilitador e gerar oportunidades”, disse José Melo.

Para Severina Reis, a oferta da subvenção econômica para desenvolvimento da inovação nas empresas é um instrumento de política de governo largamente utilizado em países desenvolvidos. “É preciso compartilhar esforços, competências e investimentos para fazer frente aos desafios enfrentados pelas empresas que querem inovar e se envolver com CT&I no Amazonas. A Fapeam está quebrando barreiras entre a ciência e o setor empresarial tornando-a acessível a todos“, enfatiza Severina. 

Diretora presidenta em exercício recebe o secretário da Sefaz. (Foto: Érico Xavier)

Diretora presidenta em exercício recebe o secretário da Sefaz. (Foto: Érico Xavier)

Um dos produtos que tiveram boa aceitabilidade da população foi o Bolo Amazônico. A iguaria não contém glutén, lactose e gorduras trans e foi produzida pela empresa Sabores de Tradição. O Secretário de Fazenda do Estado, Afonso Lobo também foi um dos que degustaram o saboroso alimento regional inovador desenvolvido com o apoio do governo do Estado por meio da FAPEAM.

De acordo com dados da Sefaz, atualmente o Amazonas tem 30 mil pequenos e micro empresários e empreendedores individuais. Segundo a Secretaria, um terço dos empregos do Estado é oriundo dos pequenos e micros negócios. Este grande número que também movimenta o setor de ciência e tecnologia na implementação de novos produtos e processos.

Saiba mais sobre a subvenção econômica

O Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas na Modalidade Subvenção Econômica a Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (Pappe Integração) visa ao apoio financeiro das atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e/ou Inovação (P,D&I) realizadas por microempresas e empresas de pequeno porte regulamentado pelo Decreto 5.563, de 11 de outubro de 2005.

No Amazonas, o programa é financiado pelo Governo do Estado do Amazonas por meio da FAPEAM e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A iniciativa conta com a articulação da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secti-AM) e apoio de instituições locais como a Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Sebrae e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

 Por Adriana Pimentel – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *